Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

ADI e Secretaria de Esportes apresentam equipes de natação para temporada 2016

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.

A Associação Desportiva Indaiatubana (ADI) e a Secretaria de Esportes de Indaiatuba realizaram na última quarta-feira, dia 16, evento especial no Ginásio Municipal de Esportes para a apresentação oficial das equipes de natação de base, adulta e PCD ADI/Secretaria Municipal de Esportes. O encontro contou com a participação do secretário municipal de Esportes, Humberto Panzetti, do diretor da ADI, Orlando Schneider Vianna, do diretor do Esporte Competitivo da Secretaria de Esportes, Rafael de Oliveira e Silva e dos técnicos Antônio Luiz Cândido (PCD), Cristian Soldano (adulta) e Ricardo Watanabe (base). Na ocasião, foram divulgadas as novidades e perspectivas para este ano na modalidade, umas das mais expressivas no esporte de alto rendimento na cidade e na qual Indaiatuba foi campeã nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos em 2015.

Além das competições nacionais, conforme explicou o secretário Humberto Panzetti, há grande expectativa para que os nadadores indaiatubanos garantam um lugar nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas este ano. “Este é um ano atípico, onde todas as atenções estão voltadas para a Rio 2016 e nós temos a satisfação de contar com atletas com potencial de índice olímpico e paralímpico naquela que certamente é a equipe pública de natação mais forte do Brasil”, disse Panzetti. “Claro que todos estes resultados vêm de uma somatória de fatores. Não chegaríamos a este patamar sem o importante apoio da ADI, que nos possibilita competir em provas federadas e confederadas, sem a confiança dos pais, que permitem que os filhos integrem nossos projetos desde o Esporte Cidadão, sem a dedicação e empenho de cada nadador aqui e sem o apoio e valorização do prefeito Reinaldo Nogueira ao esporte, colocando a cidade entre as poucas do país que investem mais de 2,5% do orçamento nesta área. Agradeço também ao trabalho e esforço de toda a comissão técnica”, acrescentou. “Muitos dos talentos que temos aqui surgiram também do programa de caráter socioeducativo Esporte Cidadão. Embora não seja esta sua finalidade principal, sempre que identificamos alunos com potencial competitivo, procuramos leva-los à categoria de base que, tenho certeza, lá em 2020, nos brindará com mais campeões de potencial olímpico”, completou.

“Para a ADI é uma grande satisfação ver os frutos do trabalho de longa data em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes nesta modalidade, garantindo a formação de equipes com grande atuação no alto rendimento e cada vez mais estrutura para que os atletas desenvolvam todo o seu potencial”, ressaltou o diretor da ADI, Orlando Vianna. “Estamos certos de que este ano teremos novamente importantes conquistas, assim como as que comemoramos em 2015. Agradeço a todos os atletas, técnicos e ao secretário Humberto Panzetti pela dedicação em buscar sempre aperfeiçoamento e evolução na modalidade, para que possamos levar o nome de Indaiatuba sempre mais longe”, concluiu.

Em busca de índices olímpicos e paraolímpicos

As equipes de natação ADI/Secretaria Municipal de Esportes contam hoje com o total de 11 atletas com potencial para alcançar o índice Olímpico e Paralímpico, assegurando vagas para os Jogos Rio 2016. Na natação convencional, participam das seletivas em abril, no Rio de Janeiro, Yuri Soares Horta, Igor Bretas e Lucas Batista Gomes. Na natação PCD, integram as seletivas de abril e de junho, também no Rio de Janeiro, os atletas Lucas Lamente, Felipe Caltran, Cecília Kethlen, Ronaldo Bezerra, Alan Santos, Ana Carvalho, Leonardo Jacon e Beatriz Zuzi.

Piscina olímpica pode vir para Indaiatuba

Durante o evento de apresentação, o secretário Humberto Panzetti revelou ainda que Indaiatuba está entre as cinco cidades que estão pleiteando o recebimento de uma das duas piscinas olímpicas temporárias que serão usadas nos Jogos Rio 2016. “São piscinas de excelente qualidade, voltadas para o alto rendimento e que serão desmontadas após o final das competições e direcionadas a dois municípios. Nesta terça, dia 15, estive em Brasília por ocasião da reunião da Comissão da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e aproveitei para oficializar nosso pedido para receber uma destas piscinas. Contam a nosso favor a parceria de sucesso em outros projetos viabilizados com verbas federais, como o Velódromo Municipal e a piscina de 50 metros que inauguraremos em breve no Centro Esportivo do Trabalhador e o nosso histórico fortíssimo na natação, além dos resultados e vitórias recentes. Tenho certeza de que temos grandes chances de conseguir que esta piscina venha para cá e seja instalada na área do Ginásio Municipal de Esportes, o que certamente contribuiria para expandir ainda mais a estrutura à disposição de nossos atletas”, informou o secretário.

As equipes de natação ADI/Secretaria Municipal de Esportes têm o apoio de Zé Ferreira Restaurante e G7 Cross Training Centro de Fitness.