Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Rosa Passos e Big Band fazem apresentação inédita em Campinas, na Concha Acústica

Campinas, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Mirna Módolo.

Crédito da foto: Mirna Módolo.

A voz doce e afinadíssima da cantora Rosa Passos, que completa 35 anos de carreira, se une aos timbres dos instrumentos de sopros e percussão para apresentação inédita em Campinas, no dia 10 de abril (domingo), na Concha Acústica do Taquaral. O show, com início às 17 h, faz parte da série Movimento Grandes Bandas Grandes, com curadoria do músico Tiago Gomes e realização da Secretaria Municipal de Cultura e GBG Produções. A entrada é gratuita.

No repertório, Rosa Passos e Big Band (formada por 18 músicos de ponta da cena nacional), além do convidado especial Paulo Paulleli, baixista da cantora e do Trio Corrente (Grammy), interpretam clássicos da música brasileira com toques jazzísticos, especialmente concebidos pelos arranjadores Raphael Ferreira, João Lenhari e Rubinho Antunes. O projeto tem a direção geral de Tiago Gomes.

Antes do show, o público poderá apreciar as preciosidades de vinil do DJ Barata, a partir das 16 h.

Rosa Passos é considerada por especialistas internacionais uma das mais expressivas cantoras do mundo. Com o seu particular modo de articulação rítmica jazzística, afinação impecável e releitura própria do cancioneiro popular brasileiro, conquistou o mundo no decorrer dos anos de carreira. Rosa Passos continua sendo a única cantora brasileira que se apresentou sozinha, com voz e violão, no Carnegie Hall, em Nova York, em 2006, com lotação esgotada três semanas antes.

No currículo, 18 CDs e mais dois inéditos ao vivo que serão distribuídos neste ano – um na Europa (gravado em Copenhagen) e outro no Brasil e Estados Unidos (gravado no Uruguai).

Rosa Passos já se apresentou em 38 países nos cinco continentes e participou de inúmeras gravações de grandes músicos internacionais, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Girou o mundo em turnê com o grande violoncelista clássico franco-americano Yo Yo Ma, divulgando o disco Obrigado, Brazil, um dos maiores sucessos de venda mundial do famoso violoncelista. Apresentou-se em Paris com Henri Salvador para uma plateia de quatro mil pessoas. Gravou em Nova York com Ron Carter, Paquito D’Rivera, Chris Botti; em Paris com Henri Salvador; em Portugal com Rodrigo Leão e, na Espanha, gravou com a atriz Victoria Abril, entre outros.

Neste ano, a cantora cumpre duas grandes turnês: Estados Unidos (junho e dezembro de 2016), com shows em vários locais, entre eles no Blue Note e no Lincoln Center, ambos comemorativos aos 100 anos do jazz, além de um tour na Europa e outro na América Latina.

Links:

https://www.youtube.com/watch?v=IZDW5fo2jEk

https://www.youtube.com/watch?v=7FMDua6tkAU

https://www.youtube.com/watch?v=TqoR9xZGWco.