Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Quadrinho de Campinas “O Peso da Água” busca financiamento coletivo

Campinas, por Kleber Patricio

IMG_1O público leitor e fã de quadrinhos nacionais tem mais um motivo para se orgulhar: trata-se da história em quadrinhos no estilo mangá (os quadrinhos tradicionais japoneses) The Weight Of Water (O Peso da Água, em português), que entrou em pré-venda por meio do site de financiamento coletivo Catarse (www.catarse.me) até o dia 28 de maio.

Em apenas um volume é contada a história da sereia Seele, filha de Netuno, deus dos mares. Enquanto passa seus dias nadando em águas turvas e densas, Seele contempla a lua, considerando sua vida um tanto monótona. Mas sua vida está prestes a mudar quando ela recebe a visita inesperada da Bruxa do Mar que pede a ela que se lembre de seu passado, onde estão as respostas para o seu destino. Será que tudo o que Seele sempre acreditou não passou de uma ilusão? A resposta talvez seja mais profunda do que as águas onde habita a sereia.

The Weight Of Water foi totalmente ilustrado pela artista e professora Gisela Pizzatto, que trabalha com mangá há mais de 15 anos. Já publicou na Itália e no Brasil e em 2013 ganhou o prêmio de melhor livro em língua irlandesa para jovens com a graphic novel Grainné Mháol. A editoração, reticulação, letreiramento e pós produção são feitos pelo Studio Magenta, uma iniciativa da Ânima Academia de Arte (escola  de arte de Campinas/ SP da qual Gisela faz parte) para unir artistas, professores e alunos com o objetivo de desenvolver ilustrações e quadrinhos autorais e comerciais. O Peso da Água será impresso no formato 17 x 23,5 cm, leitura ocidental e 36 páginas em preto e branco com acabamento em retícula, como o estilo mangá pede. O quadrinho visa contar uma boa história de fantasia sobre como as pessoas lidam com seus desejos e escolhas.

O nome The Weight of Water foi mantido em inglês, tanto para manter outra característica dos quadrinhos japoneses quanto a divulgação aos fãs no exterior e, para tanto, o projeto no Catarse terá versões do quadrinho em inglês e também em italiano.

O projeto também dispõe de “recompensas” para aqueles que apoiarem o financiamento com um valor acima do usado para pagar apenas a produção do Mangá: serão disponibilizados marcadores de páginas, pôsteres em tamanhos A4 e A3, esboços e artes originais em preto e branco ou coloridas com a temática do mangá produzidos pela artista Gisela Pizzatto.

A previsão de entrega do quadrinho é agosto de 2016, mas é importante que o financiamento seja bem-sucedido até o final de maio para viabilizar o projeto. O quadrinho está pronto, faltando apenas a parte gráfica e parte das recompensas serem produzidas.

Como financiar?

Quem não conhece a plataforma de financiamento coletivo Catarse deve seguir essas instruções:

  • Entre na página www.catarse.me/opesodaagua
  • Faça um login (crie uma conta ou entre através do Facebook)
  • Clique em Apoiar este projeto e escolha uma opção na parte direita da página (cópia digital em PDF, cópia impressa ou cópia impressa com brindes extras). O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário. As colaborações começam no valor de R$10,00.

Para mais informações e contribuição, acesse www.catarse.me/opesodaagua.