Aprovado em primeiro lugar no edital municipal de Pontos de Cultura, o projeto Ponto de Arte e Ofício, que pretende oferecer ampla programação gratuita ao longo do ano no TAO, receberá, no próximo dia 6 (quinta-feira), às 20h, o espetáculo Poéticas de Terra e Céu, um solo do ator piracicabano Murilo Andrade. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos uma hora antes da apresentação.
O TAO, onde a apresentação será realizada, é atualmente administrado pelo grupo de teatro Os Geraldos, que vem, desde 2018, realizando um amplo trabalho de revitalização de um dos teatros mais tradicionais de Campinas. Este ano, o espaço completa 35 anos, tendo já recebido em seu palco atores como Paulo Autran, Laura Cardoso e Regina Duarte, entre outros.
Poéticas de Terra e Céu, no formato de contação de histórias, faz um resgate de memórias por meio de depoimentos pessoais e lembranças da infância do ator e das pesquisas do universo poético de Manoel de Barros e João Guimarães Rosa. Texto e canções autorais também fazem parte das inventadas memórias contadas.
Carregando na mala que ganhara do avô a saudade emaranhada de pipas, balões, estrelas, canções e barcos de papel – aventuras e desventuras de uma infância –, o contador faz do passado ação inventada e presente. Entre as margens da estória e da história, Poéticas de Terra e Céu procura recriar a realidade atravessando os territórios da memória.
Murilo é ator, diretor, professor e pesquisador teatral. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Formado nos cursos de interpretação, direção e produção teatral pela Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos de Botucatu/SP. Trabalhou na criação, atuação e dramaturgia da peça Soldados, vencedora de 8 prêmios e 3 indicações nos festivais de teatro de São Manuel (Projeto Samba Vida), Bauru (II Festinbau), Araçatuba (Cenata) e Santos (XVII Fescete) – 2012 a 2013. Orientador Artístico e oficineiro do Projeto Ademar Guerra – Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – nas edições 2013, 2014 e 2015. Professor no curso livre de Teatro da Escola de Artes Primeiro Encontro – 2016, 2017 e 2018. Desenvolve pesquisas teórico-práticas acerca do trabalho do ator sobre si mesmo, processo de criação e o treinamento psicofísico do ator.
Ponto de Arte e Ofício
O Ponto de Arte e Ofício – projeto aprovado em primeiro lugar no edital municipal de Pontos de Cultura de Campinas – acontece ao longo de 2019 com uma intensa e variada programação cultural gratuita, abrangendo duas frentes de atividades: artísticas, com mostras de teatro com grupos de outras cidades e de Campinas e formativas, com oficinas artísticas, aulas de gestão – incluindo tópicos de produção, comunicação e projetos culturais – e as masterclasses.
Além de Denise Weinberg, que abriu as masterclasses trazendo o tema Interpretação, o TAO receberá Dagoberto Feliz, falando sobre direção; Kiko Marques, no tópico de dramaturgia e Roberto Gil Camargo, com masterclass sobre iluminação cênica.
Todas as atividades são gratuitas e realizadas pelo grupo Os Geraldos, em cuja página, no Facebook, é possível acompanhar as novidades e a agenda do TAO.
Serviço:
Apresentação do espetáculo Poéticas de Terra e Céu, na programação do Ponto de Arte e Ofício
Concepção, direção, texto e atuação: Murilo de Andrade
Duração: 50 minutos | Indicação: 12 anos
Data: 06 de junho (quinta-feira), às 20h
Local: Teatro Arte e Ofício – Rua Conselheiro Antônio Prado, 529, Vila Nova, Campinas /SP
Entrada: gratuita – ingressos uma hora antes da apresentação
Mais informações: producaoosgeraldos@gmail.com | 19 99276-7571 | 19 3327-1605.