A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou, no último dia 3, o Cine Fórum, com os adolescentes das escolas estaduais e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O Cine Fórum faz parte das ações do programa que acontecem em todo o Brasil no mês de junho em celebração do Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, no dia 12.
A programação deste ano conta com debates com a palestrante Anna Luiza, que nasceu em Atibaia e milita por direitos de crianças e adolescentes desde 2008. É escritora, com quatro obras publicadas na área do sistema de garantia de direitos, palestrante e ativista infantojuvenil pelo Partners of Americas, palestrando por todo o território nacional. Nomeada Delegada Nacional Emérita dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Anna é a única adolescente do mundo a ter recebido a premiação italiana Marco da Paz.
Em Indaiatuba, a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil promove ações durante todo o ano, com trabalhos de busca ativa e conscientização de toda a população em parceria com o Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), com o objetivo de erradicar essa prática no município. Este ano, o foco do trabalho serão as escolas estaduais, onde a Comissão do PETI tem desenvolvido ações junto aos professores, diretores e alunos da rede estadual, especificamente em seis unidades indicadas pela Supervisão de Ensino onde a incidência do trabalho Infantil é maior entre alunos do 6º e 7º anos. As escolas que receberão a ação são Dom José de Camargo Barros, Maria Apparecida Pinto da Cunha, Randolfo Moreira Fernandes, Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, Antônio de Pádua Prado e Helena de Campos Camargo.