Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Duke Bistrot encanta com peculiaridades agregadas à boa gastronomia

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Ser diferente de tudo é premissa no Duke Bistrot, em Campinas. A proposta vai além da experiência gastronômica e impressiona com detalhes elegantes e singulares, da decoração ao serviço. A inspiração vem de restaurantes de metrópoles mundiais: os ambientes contam com peças exclusivas que atraem a admiração dos clientes a cada visita – um exemplo são alguns dos móveis criados com fragmentos do tronco de um jatobazeiro centenário condenado que havia na propriedade da família do proprietário. A casa surpreende até o final do programa, quando a conta chega à mesa entre as páginas de um livro antigo.

Quem vê os autênticos objetos de madeira como mesas, portas, bancos e balcão do bar não imagina a origem regional. Feitos com o tronco de um jatobá centenário condenado de 30 metros de altura e 3 de circunferência – cortado em uma residência do Condomínio San Conrado, em Sousas – dão um charme inigualável ao espaço. O trabalho de corte, feito por bombeiros, levou mais de um ano para ser desenvolvido e está catalogado em documentos com informações particulares da árvore. “O uso da criatividade resultou em rusticidade, beleza e sofisticação para a decoração. Materiais naturais proporcionam efeitos visuais incríveis e nós deixamos isso evidente ao apresentar esta proposta”, explica o proprietário Thalles Soares.

Criada pelo próprio Soares, a obra Asa de Anjo tornou-se parada obrigatória para fotos e apreciação de clientes. A arte, que impressiona com tamanho grandioso, moldura dourada e asas encantadoras, transformou em hotspot a escada onde está exposta, que dá acesso ao andar superior. A singularidade não para por aí. Um belíssimo piano branco, com inspiração trazida de Nova York, foi adaptado e é desfrutado como mesa. O instrumento musical comporta até oito pessoas ao redor e soma charme e delicadeza à sala com velas e luzes na cor rosa.

A obra ‘Asa de Anjo’ é parada obrigatória para fotos.

O uso de canudos biodegradáveis ou recicláveis em vez do produzido em plástico ocorre no Bistrot antes mesmo de ser obrigatória. O estabelecimento, que conta com a coquetelaria comandada pela Adriana Pino – premiada pela World Class Competition como a bartender de 2018 –, utiliza apenas canudos de macarrão ou inox. “Estas alternativas têm muitas vantagens: não são toxicas, têm rápida decomposição ou podem ser higienizadas e utilizadas mais de uma vez. Ao contrário do papel, elas não alteram o sabor da bebida e os clientes têm elogiado bastante”, conta Soares.

Outra ação tem chamado a atenção dos frequentadores da casa. Após a excelente experiência gastronômica, em um ambiente fino e exclusivo, eles ficam admirados ao notar que o garçom entrega a conta dentro de um livro. A ideia, que também partiu do empresário, incentiva à leitura ao emprestar e repor os exemplares semanalmente. As obras são adquiridas em sebos da cidade.

Serviço:

Endereço: Av. Coronel Silva Telles, 703, Cambuí – Campinas/SP

Reservas: (19) 3295-0251

Instagram: @duke.bistrot

www.dukebistrot.com.br.