Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Secretaria de Saúde confirma dois casos de sarampo em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Vigilância Epidemiológica recebeu resultados positivos do Instituto Adolfo Lutz. Crédito da foto: Laís Fernandes.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na sexta-feira (19) dois casos de sarampo em Indaiatuba. O Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado positivo do Instituto Adolfo Lutz, tendo um caso sido classificado como importado residente e o outro como autóctone.

O primeiro caso é de um menino de 10 anos residente no bairro Jardim Paulista II com duas doses da vacina tríplice viral, histórico de viagem recente para São Paulo-capital e estudante da E.E Annunziatta Leonilda Virginelli Prado. O segundo caso é uma menina de 1 ano que não frequenta creche, não tem histórico de viagem e é residente no bairro Nova Veneza. A criança apresentou os sintomas em maio e foi atendida em unidade de saúde privada em Salto. A notificação chegou na segunda quinzena de junho por meio de laboratório particular. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Indaiatuba, há mais um caso em investigação.

Com o resultado positivo, mesmo de forma tardia, o estado orientou o município fazer mais uma ação de bloqueio vacinal focada no entorno da residência do segundo caso confirmado. O Departamento de Atenção Básica está programando a ação para a próxima semana, juntamente com a Vigilância Epidemiológica. Da mesma forma como foi o primeiro bloqueio vacinal, equipes de saúde percorrerão o bairro aplicando a vacina tríplice viral de forma seletiva, para aqueles que estão com a carteira de vacinação incompleta. De 2 anos a 29 anos, são duas doses e de 30 a 49 anos, apenas uma dose da vacina comprovada em carteira de vacinação.

COBERTURA VACINAL

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada – o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice Viral. Em 2018 Indaiatuba atingiu 94,73%. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo; por isso, a vacina é imprescindível para manter a saúde pública em dia. A vacina Tríplice Viral tem uma eficácia entre 85% e 95%.

SARAMPO NO BRASIL

Desde fevereiro de 2018, o Brasil tem reportado a circulação do vírus do sarampo (genótipo D8) em 11 estados da federação. O Ministério da Saúde confirmou 426 casos de sarampo em sete estados do Brasil. O novo boletim foi divulgado na última quarta-feira (17). Outros 810 casos estão em investigação e 986 já foram descartados. São Paulo lidera o ranking com o maior número de infecções: representa 82% de todos os registros do país.