Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura embarga obra da Comgás por irregularidades no acabamento da pavimentação

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Representantes da Comgás apresentaram um Plano de Ação para atender as exigências feitas pelo município. Foto: Sirlene Virgílio Bueno.

A Prefeitura de Indaiatuba embargou a obra da Comgás de ampliação da rede de distribuição de gás natural encanado no município. A empresa paralisou a obra na quarta-feira (24), assim que foi comunicada sobre a decisão e os trabalhos devem permanecer suspensos até que a concessionária corrija o acabamento da pavimentação das ruas e avenidas que foram perfuradas. Representantes da Comgás apresentaram um Plano de Ação para atender as exigências feitas pelo município e apenas a equipe responsável pela recomposição do asfalto danificado tem autorização para trabalhar durante o embargo.

Na tarde de quarta, o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton de Oliveira Lima e sua equipe estiveram reunidos com representantes da Companhia de Gás para tratar do assunto. O secretário explicou que a decisão foi tomada com o objetivo de evitar o comprometimento do sistema viário urbano em consequência da obra. “Entendemos que a empresa não está aplicando o cuidado técnico necessário na recuperação do pavimento asfáltico, deixando o leito carroçável fora dos padrões mínimos aceitáveis para garantir a segurança de nossos munícipes”, explicou. Desde o início dos trabalhos na cidade, a Administração Municipal registra reclamações da população sobre o comprometimento das condições de tráfego nas ruas perfuradas. “Em todos os casos foram solicitadas providências imediatas por parte da empresa, mas o fechamento das valas continua não atendendo um padrão aceitável pela Prefeitura”, reforçou o secretário.

No Plano de Ação apresentado à Prefeitura durante a reunião, a concessionária se comprometeu em revisar todos os pontos onde foram abertas as valas e ajustar o que for necessário no material usado para a cobertura, a fim de cumprir integralmente as normas vigentes e assegurar a qualidade dos serviços prestados. Nesses pontos, 43 valas já deverão receber o pavimento definitivo. As valas que ainda precisam ser reabertas em razão do processo de execução do furo direcional serão reforçadas com pavimento provisório composto por “asfalto frio” e devidamente sinalizadas. Ainda na reunião, a equipe da Secretaria de Obras solicitou uma comunicação da obra mais eficiente por parte da Comgás, para que a população tenha conhecimento prévio dos pontos de trabalho.

Os fiscais das secretarias municipais de Obras e Vias Públicas e de Planejamento e Engenharia acompanharão as obras e farão as vistorias necessárias para verificar se o trabalho está de acordo com as exigências do município, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Comgás também disponibilizou o telefone 0800 110 197 para que a população possa comunicar qualquer problema causado pela obra.

Expansão da rede

A Comgás é uma empresa privada que possui a concessão para distribuição de gás natural encanado na Região Metropolitana de São Paulo, na Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e no Vale do Paraíba. A distribuidora está em Indaiatuba desde 2004 e atende indústrias e comércios de Indaiatuba, por meio de uma rede de cerca de 43 quilômetros. A obra em andamento visa expandir para 190 quilômetros essa rede de distribuição para ampliar o fornecimento do gás à residências, atendendo uma demanda do município.

Os processos de construção e ampliação da rede da Comgás contam com métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea de gás natural encanado. Esse método de trabalho não exige a abertura de grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passa a rede, mas são abertas valas por onde passam as ferramentas de perfuração para a instalação da tubulação.

A cada etapa, as valas abertas são fechadas provisoriamente enquanto o trabalho não é concluído, com o objetivo de não prejudicar o fluxo de pedestres e veículos e a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente somente é realizada após a conclusão do serviço.