A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz de Campinas, promove treinamento gratuito em Primeiros Socorros para professores e monitores da rede pública de ensino em 31 de julho, em três turmas, com duas horas e meia de duração cada. Neste formato, a capacitação abrange o atendimento das emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória, como infarto, AVC e engasgo. O aprendizado do curso pode ser aplicado em adultos, crianças e bebês.
O objetivo é colaborar com a aplicação da Lei Lucas, sancionada em Campinas em maio de 2018, replicada posteriormente em diversos municípios do Brasil, culminando como Lei Federal em outubro do ano passado. A lei estipula que funcionários e professores de escolas públicas e privadas, de ensino infantil em todo o País, conheçam os procedimentos de primeiros socorros. De acordo com a coordenadora administrativa da Fundação, Eliane Pinheiro, a expectativa é de que perto de 100 educadores participem da iniciativa. “O curso permite a rápida identificação do problema – se infarto, AVC e engasgo –, conduz à correta sequência de atendimento para ressuscitação cardiopulmonar e prepara a pessoa para usar o DEA, Desfibrilador Externo Automático”, adianta.
O curso de primeiros socorros é uma das diversas capacitações na área de saúde que a Fundação Roberto Rocha Brito oferece. Criada por médicos do Hospital Vera Cruz há 30 anos com o objetivo de garantir atualização e especialização da equipe do hospital, a FRRB abre ainda a possibilidade de que profissionais de outros hospitais e também a população participem de cursos com os mais variados temas do segmento.
A FRRB é credenciada da American Heart Association e mantém o Centro de Treinamento Dr. Irmo Huberto Morelli, que oferece salas de aula, anfiteatro, equipamentos e professores qualificados.
Lei Lucas
A Lei Lucas – Nº 15.595, sancionada em Campinas em 2 de maio de 2018 e que inspirou a regulamentação para todo o País, foi motivada pela morte do menino campineiro Lucas Begalli, de 10 anos, ao engasgar com a comida em um passeio escolar em 2017. Ninguém sabia como socorrê-lo. Naquela ocasião, especialistas que examinaram o corpo do estudante afirmaram que manobras de salvamento feitas por alguém que tivesse conhecimento básico de socorrismo poderiam ter evitado sua morte.
Só em 2016, com base nos registros do Ministério da Saúde, mais de 2,3 mil crianças de zero a 14 anos morreram devido à falta de pessoas habilitadas a prestar os primeiros socorros. Destas vítimas, mais de 800 foram por sufocamento.
Serviço:
Curso de primeiros socorros
Treinamento prático de RCP e uso do DEA em adultos e crianças e manobras para desobstrução de vias aéreas
Data: 31 de julho
Horários: Turma 1– das 8h às 10h30/ Turma 2: das 10h30 às 13h/ Turma 3, das 13h às 15h30
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Inclui certificado da FRRB
Capacidade: mínimo de 12 pessoas e máximo de 30 pessoas por turma
Informações e inscrições: frrb@hospitalveracruz.com.br ou pelos telefones (19) 3734-3196/3122/3349 – Whatsapp: (19) 99213-2429
Local: Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz – Rua Marechal Deodoro, 423, Centro – Campinas/SP
Mais informações: http://frrb.com.br.