Quem se interessa por desenho em variadas técnicas e temas tem várias oportunidades de ampliar sua visão sobre o assunto este mês no Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo, Campinas. Artistas que expõem trabalhos em DESENHO?, mostra em cartaz até 5 de outubro no espaço, participam em agosto de oficinas e bate-papos com o público.
O coletivo Urban Scketchers de Campinas faz seu encontro mensal no Pavão no dia 17, às 14h, com participação aberta a todos os interessados. Gratuita e livre para todas as idades, a atividade consiste na observação e representação gráfica de espaços urbanos – no caso, as instalações do Pavão e prédios próximos. É preciso levar o próprio material de desenho. Uma curiosidade: o encontro começa no mesmo horário das rodadas de jogos de tabuleiro realizadas no segundo piso do Pavão, tornando as partidas outra temática possível para os desenhos.
Os integrantes do Urban Sketchers de Campinas (que integra a rede mundial) são os arquitetos Flávio Ricardo Melo e Fernanda Bonon, a artista plástica Letícia Lanza, o psicólogo e desenhista Kleberson Moreth e a desenhista amadora Vivian Hackbart.
No dia 24, das 11h às 13h, Beá Meira, arquiteta, ilustradora e autora de livros didáticos sobre Educação Artística cuja obra é centrada em questões socioambientais, realizará uma vivência gratuita especialmente dirigida a educadores (o público em geral a partir de 16 anos também pode participar). O encontro prevê um diálogo sobre o conceito de antropoceno, termo que define como a comunidade científica entende a era geológica atual – dos seres humanos. Na sequência, Beá conduzirá uma observação (visual e sonora) da paisagem do entorno do Pavão, que poderá se materializar em desenhos, registros visuais e sonoros ou mapeamentos criativos a partir da experiência do grupo. Serão oferecidos papel e lápis, mas os interessados podem levar seus materiais.
Ainda no dia 24, às 16h, o coletivo #Nudesenhos mediará uma sessão de desenho de modelo vivo voltada especialmente a estudantes de desenho e desenhistas, que será paga (R$20 por pessoa) e restrita a maiores de 18 ano. O #Nudesenhos tem como objetivo o desenho do corpo humano baseado na observação, expondo diferentes formas de olhar e expressar a beleza e a singularidade ao retratar curvas, cores e volumes de homens e mulheres.
São oito membros: a desenhista industrial Beatriz Sayão, o arquiteto e designer gráfico Guen Yokoyama, a desenhista Irmgard Shanner e os arquitetos José Roberto Marinho Bueno, Ana Guitián Ruiz, Lêda Brandão, Lúcia Carvalho e Solange Villanueva Renault.
No dia 27, às 19h30, Mario Cau e Didi Mamushka (pseudônimo de Beatriz Linhares) promovem um bate-papo gratuito sobre quadrinhos. Ambos são artistas visuais formados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ela expõe no Pavão sequências das histórias Alice falava outra língua e Princesa, com temática feminista e de denúncia social. Cau, que também é arquiteto, expõe livros e sketchbooks, além de desenhos originais da HQ Terapia, que trata dos questionamentos existenciais e autodescobertas de um universitário no divã do analista. Ilustrada por ele e com roteiro de Rob Gordon e Marina Kurcis, Terapia tem dois troféus HQMIX.
O Pavão tem um pequeno bar, onde são comercializadas bebidas e comidinhas, que fica aberto durante o período das oficinas, encontros e shows musicais.
Jogos de tabuleiro
Parte da programação fixa do Pavão, o encontro de jogos de tabuleiro em agosto será realizado no dia 17, das 14h às 20h. Organizado pela Vila Meeples Board Games, o evento é gratuito e livre para todas as faixas etárias.
Serviço:
Oficinas com artistas da mostra DESENHO? no Instituto Pavão Cultural
Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo, Campinas, SP. Telefone (19) 3397-0040.
17/8, 14h – Encontro mensal do coletivo Urban Sketchers de Campinas. Gratuito (para desenhar é preciso levar o próprio material).
24/8, 11h – Encontro com Beá Meira, que realizará uma vivência composta de bate-papo sobre o antropoceno e observação prática da paisagem do entorno do Pavão, seguidos de registros feitos pelo grupo. Serão oferecidos papel e lápis, mas os interessados podem trazer seus materiais. Gratuito.
24/8, 16h – Sessão de desenho com modelo vivo mediada pelo coletivo #Nudesenhos. R$20 por pessoa, restrita a maiores de 18 anos. Inscrição nas redes sociais do Pavão (@pavaocultural no Facebook e no Instagram).
27/8, 19h30 – Encontro sobre quadrinhos com Mário Cau e Didi Mamushka. Gratuito.
Mostra coletiva DESENHO?
Entrada gratuita
Data e horários: De 10 de agosto a 5 de outubro de 2019, de quarta à sábado, das 14h às 20h.
Para agendar visitas guiadas para grupos e escolas o contato é educativo@pavaocultural.org ou (19) 99118-0337 (com Paula Monterrey).