Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Instituições recebem hortaliças produzidas pelo projeto ‘Horta Solidária’

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

O Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a terceira entrega de hortaliças de 2019. No total foram doados 198 pés de alface, 86 pés de rúcula, 9 maços de couve manteiga, 30 berinjelas e 9 maços de cheiro verde. As verduras, produzidas por meio do projeto Horta Solidária, foram doadas para as OSC (Organizações da Sociedade Civil) de Indaiatuba. As entidades beneficiadas nestas entregas foram ABID, Lar de Velhos Emmanuel, Cecal e Casa da Fraternidade.

Horta Solidária

A Horta Solidária tem por objetivo a melhoria do padrão alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social, a destinação de parte da produção às Organizações da Sociedade Civil, regularmente inscritas nos Conselhos pertinentes, a utilização no Projeto de Educação Alimentar e o aumento da oferta de alimentos livre de agrotóxicos no município.

Para ajudar

As pessoas interessadas em desenvolver trabalho voluntário no Projeto Horta Solidária podem entrar em contato diretamente no Cresans (Rua José Zerbini, 427, Jardim Regente) ou pelo telefone 3834-4129.

CRESANS REALIZA AULA INICIAL PARA ALUNOS INSCRITOS NO PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR

Neste semestre, o Cresans promove o curso do projeto de Educação Alimentar para 170 pessoas. Desde o dia 12 de agosto, alunos de todas as turmas participaram da aula inicial, que informa uma visão geral do curso, que tem duração de quatro meses.  Interessados em realizar o curso devem fazer o contato pelo telefone (19) 3834-4129.

O curso

Os participantes realizam aulas semanais durante quatro meses. O curso conta com atividades na cozinha experimental ,onde a nutricionista orienta sobre as boas práticas alimentares e a auxiliar de cozinha prepara os pratos, que são degustados ao final de cada aula.

Durante o curso, os alunos também recebem orientações relacionadas ao combate do desperdício de alimentos e são constantemente estimulados sobre os benefícios que a alimentação balanceada e saudável traz para a qualidade de vida, elevação da autoestima e alternativas de geração de renda.