Indaiatuba será representada na 6ª edição dos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, com sete atletas de natação que compõem a delegação brasileira e uma atleta que disputará pelo Chile. As competições ocorrem de 25 a 31 de agosto e serão transmitidas ao vivo pelo canal Sport TV. Os jogos começam na sexta-feira (23) com 17 modalidades esportivas e a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é o primeiro lugar.
Os atletas de Indaiatuba que irão disputar medalhas para o Brasil são Cecilia Araújo, Felipe Caltran, Lucilene Sousa, Matheus Rheine, Sthefany Rodrigues e Lucas Mozela. A atleta Macarena Quero irá competir pelo Chile. De acordo com o técnico Luiz Maceió, o objetivo da equipe é atingir melhores marcas da carreira e posicionar atletas no ranking mundial.
Na Natação paraolímpica, os atletas são submetidos a classificação esportiva – funcional (para atletas com deficiência física), visual e intelectual. Os atletas com menor grau de funcionalidade física podem realizar a partida de dentro da água, em vez de saltar do bloco, e/ou ter auxílio de um staff. Este, por sua vez, apenas auxilia o atleta na transferência da cadeira para o bloco ou o equilibra. É proibido qualquer tipo de impulso.
Já os nadadores com deficiência visual recebem o auxílio do tapper, que sinaliza ao esportista a proximidade das bordas para que ele possa realizar a virada ou a chegada ao término da prova. O Brasil é uma das potências mundiais da natação.