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Contação de histórias estimula alimentação saudável entre alunos da rede municipal de ensino de Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

2ª temporada do projeto “Almoço Mágico” volta à cidade esta semana. Foto: divulgação.

Os estudantes da rede municipal de ensino de Indaiatuba participam esta semana da segunda temporada na cidade do projeto de educação alimentar O Almoço Mágico, desenvolvido pela Nutriplus. Numa parceira com a Secretaria Municipal de Educação, destinada a alunos com idade entre 4 meses e 5 anos, a contação de histórias é capaz de envolver não somente a equipe pedagógica e os estudantes, mas também toda a comunidade escolar.

Os objetivos são conscientizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável para a promoção da saúde e incentivar o consumo de verduras e legumes em detrimento dos alimentos com excesso de gordura e açúcar. Utilizando fantoches, diversos elementos cênicos e muita música cantada ao vivo, a contadora de histórias narra sobre a amizade de duas personagens, a Fadinha e a Bruxinha. Quando há respeito, as diferenças fazem a amizade ser mais divertida, bonita e forte, o que resulta em mudança de comportamento e hábitos alimentares.

O projeto serve também como conteúdo para que as escolas se adequem à exigência da inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, em vista da sanção da Lei nº 13.666/2018, que inclui educação alimentar e nutricional entre os temas transversais, que devem ser abordados tanto no ensino fundamental quanto no médio.

Atuando há mais de 35 anos, a Nutriplus elabora projetos de educação nutricional adequados a cada segmento educacional com o objetivo de promover a saúde por meio de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar, seguindo diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa do Governo Federal que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública com objetivo de promover a saúde e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes por meio de ações incorporadas à dinâmica curricular da escola.