Tido como um dos bairros mais nobres e descolados de Campinas, o Cambuí ganhou na última sexta, 30 de agosto, um restaurante da alta gastronomia que apresenta conceito inovador com foco na cozinha internacional e que também se diferencia pela ambientação, com projeto do arquiteto Otto Felix, estudada para agradar ao máximo a experiência do comensal. A abertura oficial do Leopoldo Restaurante ao público será no dia 6 de setembro.
O restaurante carrega uma grande bagagem de viagens dos sócios, que sempre apreciaram a boa gastronomia e a variada cultura de diversos países e que, para o Leopoldo, buscaram o melhor da tríade cozinha, atendimento e ambiente, trazendo um conceito inovador que mescla técnicas e ingredientes de diversos lugares – não apenas países, mas regiões e cidades ao redor do mundo.
Produto de seu aprofundamento na culinária europeia, o chef Gabriel Grassmann traz a Campinas uma gama de pratos que mesclam sabores de várias regiões, como o Fettuccine cremoso de salmão defumado, com a massa preparada com ingredientes italianos, salmão curado e defumado na cozinha do restaurante, preparado a partir de uma receita canadense, com um toque aprimorado da Irlanda. Outro destaque no cardápio é o Javali grelhado com miolo de alface tostada e purê de inhame e café, receita pouco encontrada no Brasil que traz também uma inusitada combinação de cores e sabores.
As entradas dispostas no menu também seguem a mesma linha: algumas das opções encontradas são Salmão curado com uísque e servido com creme fresco, Queijo camembert defumado, na cesta de massa filo com geleia de cranberry ou Bisque de lagostim coberto com massa folhada. Há também opções de saladas, como a de endívias e quinoa com romã, kinkan e queijo feta ou a de folhas com peras desidratadas e pochê e sementes de abóbora com molho de laranja, entre outras.
O cardápio conta ainda com os “Petiscos do bar”, como Azeitonas recheadas com queijo curado e carne bovina e Crostine de tutano e língua servido com gremolata. E para finalizar o menu, algumas das opções de sobremesas são Mil folhas de matcha e groselha e Rocambole de chocolate sem glúten recheado com creme irlandês.
O projeto denota uma atenção especial ao meio ambiente e ao conforto dos clientes, utilizando tecnologia moderna para a redução de ruídos, purificação do ar, iluminação adequada e agradável, além de projeto paisagístico que traz frescor e aconchego ao ambiente.
O restaurante abre de terça a domingo no almoço, a partir das 12h00 e, para o jantar, de quinta a sábado a partir das 19h30. Aos domingos, o chef traz mais uma proposta diferenciada de almoço com um cardápio exclusivo, anunciado no dia. O Leopoldo também conta com menu executivo para o almoço de terça a sexta.
O restaurante Leopoldo está localizado na R. Padre Almeida, 810, no Cambuí e terá sua abertura oficial ao público no dia 6/9.
O chef Gabriel Grassmann
Gabriel Grassmann atua profissionalmente na cozinha desde 2009, mas foi na infância que se apaixonou pelo universo gastronômico por influência da avó italiana. O interesse pela gastronomia surgiu por conta dela, e assim que aprendeu a ler, aos seis anos, comemorou por poder entender o menu dos restaurantes. Com o passar do tempo, estudou informática e ingressou na faculdade de Sistemas de informação, abandonando o curso em seguida, para seguir seu coração.
Apaixonado pela gastronomia profissional, começou a vivenciar realmente a cozinha em São Paulo com o chef Marcelo Gussoni, responsável por apresentar a área de eventos e, antes mesmo de ingressar na faculdade, foi freelancer no Buffet Fasano.
Formado pela UNIP, terminou o curso trabalhando como chef de partida no restaurante Massa Fina. Além disso, teve a oportunidade de estagiar no DOM, onde absorveu um enorme conteúdo relacionado a alta gastronomia e trabalhou com grandes chefs.
Algum tempo depois, Grassmann despertou um sonho antigo e se mudou para Irlanda, em busca de novos sabores e conhecimentos. Contratado pelo bistrô DFour, era responsável por todas as atividades da cozinha. Em seguida, foi chef de partida no The Royal Irish Yacht Club, totalizando quatro anos de aprendizado no país.
Ao retornar para o Brasil, abriu o Foodtruck Wonderfood, uma proposta inovadora com sanduíches e porções diferenciados e cardápios específicos para cada tipo de evento. Após um tempo, Gabriel partiu novamente, dessa vez para Itália, com o propósito de aprimorar técnicas e receitas. Nesse tempo, trabalhou com chefs estrelados, como Annamaria Barbieri, do restaurante Antica Moka, favorito do tenor Luciano Pavarotti; Ivo Gandolfi, do Ristorante Enoteca Al Campione; no La Rosa Bianca, com Lorenzo Bechis e, também, na Osteria Castelvecchio, com Lucia Gorgani.
Com essa rica bagagem, Grassmann se inspira em aromas, cores e sabores que remetem a lembranças marcantes de cada viagem e história vivida. Com isso, colocará em prática todas as técnicas e ingredientes que ressaltam a mais alta gastronomia. “Minha intenção é mostrar porque a cozinha internacional tem atraído e inspirado tantos chefs, interligando o que acontece no mundo, e tudo que vivenciei”, afirma.
Serviço:
Restaurante Leopoldo
Endereço: Rua Padre Almeida, 810 – Cambuí, Campinas/SP
Forma de pagamento: dinheiro, cartões de débito e crédito
Horário de funcionamento: almoço de terça a domingo, a partir das 12h e jantar, de quinta a sábado, a partir das 19h30.
Acessibilidade: sim
Redes sociais: @leopoldorestaurante | @chefggrassmann.