Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Madeira reciclada de postes é matéria-prima em projeto de design de mobiliário, economia circular e empreendedorismo

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

O Centro de Pesquisa e Inovação do Istituto Europeo di Design (Cried) e a empresa YVY Reciclagem iniciaram juntos um projeto promissor e, em abril desse ano, com apoio da ENEL Distribuição São Paulo, estruturaram o IED LAB MOB | YVY, um laboratório inovador que une o design de mobiliário, a economia circular e o empreendedorismo para gerar novas oportunidades no desenvolvimento de mobiliário a partir de uma nova matéria-prima: a madeira reciclada das cruzetas dos postes da rede elétrica do estado de São Paulo.

Ao longo de dez meses, designers, marceneiros, makers e arquitetos que atuam na capital paulista foram desafiados a ressignificar materiais e criar alternativas sustentáveis com o objetivo de desenvolver uma coleção de mobiliário com matérias do “pós-consumo”, propor um novo modelo de negócios colaborativo para a produção e comercialização desse mobiliário e incorporar conceitos de economia circular em todo o processo.

Foto: divulgação.

Dividido em três fases para validar o problema, a solução e o modelo de negócio, os participantes do laboratório discutiram, em cinco master classes, os temas: madeira maciça, móvel e lifestyle; economia criativa; empreendedorismo; comercialização e distribuição e novos negócios colaborativos em rede, levantando questionamentos e reflexões para que se desenvolvesse e fortalecesse uma nova mentalidade empreendedora em sintonia com os desafios de hoje tendo como ativos a construção colaborativa, a economia circular e o modelo de negócio em rede – os novos paradigmas do mercado.

As madeiras, provenientes de árvores centenárias da floresta amazônica, fazem parte da história e riqueza do Brasil, fizeram parte do cotidiano da capital paulista nos últimos 50 anos e, agora, recicladas, antigas, marcadas pelo tempo e intempéries, com furos e rachaduras, foram recolhidas dos galpões e recuperam seu valor e significado por meio do design, que assume suas particularidades e inconstâncias como atributos a serem exaltados. Nesse percurso de descobertas, a matéria-prima revelou seu potencial e riqueza na diversidade de cores, texturas, densidades, possibilidades de corte, beneficiamento e combinações, exigindo dos participantes o estudo de processos e ferramentas mais adequados para melhor aproveitar os recursos e reduzir desperdícios e criar uma rede de profissionais com perfil adequado para lidar com projetos a partir da matéria reciclada.

Como resultado desse trabalho, 45 designers desenvolveram e prototiparam peças de mobiliário e apresentaram suas criações em primeira mão na mostra Mobiliário Residencial de Madeira de Cruzetas, ocupando lugar de destaque na oitava edição da Semana de Design de São Paulo (DW! Design Weekend), na sede do IED em São Paulo, ao desafiarem o modelo de produção tradicional para enxergar novas possibilidades, explorar novos potenciais e inspirar o uso criativo e racional da matéria-prima.

Foto: divulgação.

A maior semana de design da América Latina também foi palco para o seminário LAB MOB: Novos modelos de negócios para a economia circular. Liderada pelo coordenador do LAB MOB Christian Ullmann, a conversa contou com a participação do diretor da YVY Reciclagem Vitor Napolitano Sparvoli; do diretor do Cried Fabiano Pereira; de Daniel da Silva Guimarães, Erika Pulizzi, Fernando Iasz, Luiz Henrique Renault e Marcelo Bicudo, da Marcenaria Compartilhada Fabriko; dos makers, marceneiros, designers e arquitetos Ana Borba, Augusto di Carpi, Fabia Toqueti Pace e Mauricio Montel; Piná Estúdio e Mobília, Naomi Narimatu, Dani Marques e Marcenaria Rechtman, que compartilharam experiências do processo e debateram temas como mercado, consumo e produção na sociedade atual.

A exposição permanece no pátio do Istituto até 14 de setembro, com entrada gratuita, das 8h às 22h.

Centro de Inovação IED Brasil

O centro de inteligência, inovação, pesquisas avançadas e desenvolvimento do Istituto Europeo di Design – IED Brasil tem como missão contribuir, de forma estratégica, para o fortalecimento de novas iniciativas do mercado e da cultura organizacional por meio de uma abordagem sistêmica do pensamento do design para o fortalecimento da cultura de inovação e gestão criativa de novos negócios.

A principal metodologia utilizada pelo IED Cried é a do Design Estratégico, cujas abordagens de inovação contribuem para o atendimento das novas demandas e para resultados sustentáveis.

YVY Reciclagem

A YVY Reciclagem é uma empresa de soluções integradas de reciclagem que tem como propósito criar e oferecer soluções que integrem a geração de resíduos e seu retorno aos processos produtivos, sendo a mais inovadora, para empresas geradoras de sucatas metálicas não ferrosas que precisam dar destinação correta e gerar receita com materiais recicláveis e consumidoras de matéria-prima reciclável que necessitam de suprimento seguro de materiais de origem lícita com qualidade.

Istituto Europeo di Design

Foto: Henrique Thoms.

O Istituto Europeo di Design (IED) é uma rede internacional de formação e pesquisa em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico. Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da academia, o Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento de seu fundador Francesco Morelli: “saber é saber fazer”.

O IED possui sedes na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari –, na Espanha – Madri e Barcelona – e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro.  O IED começa sua operação na China, em atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

Exposição IED LAB MOB | YVY

Pátio do Istituto Europeo di Design (IED)

Rua Maranhão, 617, Higienópolis, São Paulo/SP

Até 14 de setembro de 2019, das 8h às 22h

Entrada gratuita

www.ied.edu.br/sao_paulo

@iedsp.