Baseada integralmente no texto homônimo de Rubem Alves, a peça A Pipa e a Flor leva para o palco um enredo intrigante que desperta o imaginário: seria possível uma pipa livre se apaixonar por uma flor enraizada? Para descobrir, o público terá que acompanhar a nova turnê da peça, que retorna à Região Metropolitana de Campinas em setembro dentro da programação do projeto Teatro na Villa 2ª Edição.
Responsável pela adaptação de texto e direção do espetáculo, Laerte Asnis – da Cia. Grande Urso Navegante – também encena a peça, que tem classificação livre. A nova circulação passa pela Unidade I do Instituto Semear no dia 19 e, no dia 20, pela Unidade II. Fechando a programação, a EMEF João Alves dos Santos, no Jardim Regina, recebe a sessão dupla no dia 27 de setembro. Vale ressaltar que todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Apresentada em várias cidades do Brasil e de Portugal, A Pipa e a Flor estreou no ano de 1999, antes do boom da internet e da chegada dos smartphones. Ainda assim, transcende aos palcos, mantendo-se “instigante, viva e atual”, nas palavras do diretor. Durante a cena, é estabelecido um vínculo cênico com a participação ativa e intensa do público no enredo. “Essa troca fortalece a conexão entre palco e plateia, que se une na cantoria, nas brincadeiras e na troca de olhares, risos e lágrimas provocadas pelo texto mais poético de Rubem Alves”, pontua Asnis.
Numa carta escrita no início dos anos 2000, o próprio Rubem, depois de assistir e se surpreender com a peça, recomendava o espetáculo, “comprometendo-se pessoalmente” pela indicação. “Ele tomou uma de minhas estórias […] transformou-a com a sua imaginação, deu-lhe vida e todo mundo que participou do espetáculo viu aquilo que eu havia escrito, inclusive eu… Na verdade, muito mais do que eu havia escrito. Acredite: fiquei emocionado. Isso é a coisa extraordinária da brincadeira teatral do Laerte: ela faz pensar”, redigiu o escritor, educador, psicanalista, teólogo e amante da vida, falecido em 2014.
“Conheci livro e autor em 1999 e logo me encantei com a história. Quando perguntei se poderia adaptar o livro, a resposta dele foi imediata – ‘ficarei honrado’. No mesmo ano começamos a apresentar A Pipa e a Flor, que fala de amor, das relações humanas, do desejo pela liberdade, do brincar e do viver e de sentimentos como posse e ciúmes. Todas essas temáticas são universais e atemporais. Até por isso, a mensagem é tão valiosa. Costumo dizer que a peça é um elixir para que possamos entender melhor o quanto a poesia é essencial para a sobrevivência humana”, conclui Laerte.
A Pipa e a Flor integra a programação do Teatro na Villa 2ª Edição, que leva o universo das artes através de peças teatrais que estimulam a criatividade, comunicação social e a socialização, a partir de conteúdos musical, folclórico e motivacional. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Sabic e produção da Villa 7 AH 7 Produções Culturais em parceria com a Agroinfo TI.
Serviço:
Teatro na Villa – 2ª Edição – espetáculo teatral A Pipa e a Flor
Agenda de Campinas
Quinta-feira, 19 de setembro de 2019
Horários: 10h e 14h30
Onde: Instituto Semear – Unidade I | Rua dos Cambarás, 600, Via Norte – Campinas/SP
Sexta-feira, 20 de setembro de 2019
Horários: 10h e 14h30
Onde: Instituto Semear – Unidade II | Rua dos Tênis, 102, Residencial Vila Olímpia – Campinas/SP
Sexta-feira, 27 de setembro de 2019
Horários: 9h e 10h
Onde: EMEF João Alves dos Santos | Rua Manoel Thomaz, 288, Jd. Regina – Campinas/SP.