Os inúmeros sons dos animais das florestas representados ao som de violinos, pianos, flautas, clarinetes e violoncelos –isso não apenas é possível, como será colocado em prática no concerto O Carnaval dos Animais, que a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba leva ao palco do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) nos dias 5 e 6 de outubro, em duas montagens especiais com entrada gratuita e por ordem de chegada.
A apresentação tem início às 20h no sábado (5). Completando o repertório, a Sinfônica de Indaiatuba apresenta ainda a Serenata Noturna nº 6 para cordas e tímpanos, uma pequena obra composta em 1776, quando Mozart ainda vivia em Salzburg, e apresenta uma formação incomum, com cordas e tímpanos, além de Andante Cantabile, de Tchaikovsky, uma adaptação para orquestra do movimento lento de seu Quarteto de Cordas nº 1 em Ré Maior.
Crianças
No domingo, dia 6, a Sinfônica promove uma apresentação especial de O Carnaval dos Animais em homenagem às crianças. “Neste dia, o concerto foi pensado para as crianças, com projeções durante a execução da obra. No final, faremos um ‘safári’ pela orquestra, para que os ‘pequenos exploradores’ conheçam de perto os instrumentos que imitam os sons dos animais”, explica o maestro Paulo de Paula, diretor artístico e regente da Sinfônica de Indaiatuba. Neste dia, a apresentação está marcada para as 17 horas.
Para as duas apresentações, os solistas convidados pela Orquestra são os pianistas Mauricy Martins, professor de piano da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Lúcia Helena Bismara, mestre em música pela mesma instituição. O espetáculo contará ainda com a participação do ator Marcos Becker, que será o “mestre de cerimônias” desse carnaval, e das alunas do curso de Ballet da Secretaria de Cultura de Indaiatuba.
O Carnaval dos Animais
O Carnaval dos Animais foi composto em fevereiro de 1886, quando o compositor francês Camille Saint-Saëns passava férias na Áustria, mas ele nunca permitiu que a obra fosse executada em público porque temia que sua reputação como compositor sério fosse colocada em perigo, principalmente porque a obra faz uma grande crítica ao cenário musical parisiense do final do século XIX. Saint-Saëns promove uma grande sátira aos estudantes de piano, considerados pelo compositor como “verdadeiros animais e não dos menos barulhentos”.
Assim, O Carnaval dos Animais ficou restrito apenas a apresentações privadas feitas por Saint-Saëns a amigos próximos. Somente com a morte do compositor, a peça veio a ser executada em público, fazendo um enorme sucesso e tornando-se uma de suas obras mais conhecidas até os dias de hoje.
Serviço:
Concerto O Carnaval dos Animais
Datas: 5 de outubro (sábado), às 20 h / 6 de outubro (domingo), às 17 h
Local: Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI. Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Informações: www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/
Entrada gratuita e por ordem de chegada.