O Le Triskell Bistrô promove de 22 de outubro a 10 de novembro mais uma edição de seu celebrado festival de frutos do mar, o Vive la Mer. O charmoso restaurante, que há muito deixou para trás o formato de bistrô, reuniu a imprensa na última quarta-feira (16) para apresentar o menu criado pelos chefs da casa para esta edição — na minha opinião, o mais rico em diversidade de sabores e opções. O festival funciona no jantar de terça a sábado e no almoço de sábado e domingo.
O menu começa com os pratos ‘Para Compartilhar’, aqueles que você junta os amigos e divide com prazer e muita conversa: Moules marinées apéro (mariscos a vinagrete), Moules Farcies (mariscos gratinados com manteiga, alho e salsinha), Huitres fraîches de Florianópolis (ostras frescas de Florianópolis) e Plateau de Fruits de Mer (ostras frescas, camarão rosa médio, mariscos e polvo a vinagrete).
Para a parte de Entradas, Remoulade de pupunha fraîche aux crevettes et sa glace à l’avocat (remoulade de espaguete de pupunha fresca com camarões e sorvete de abacate), Gratin de pétoncles aux champignons (gratin de vieiras com champignons), Tartar de thon rouge et pétoncles poêlées au miel de truffes (tartare de atum com vieiras grelhadas ao mel de trufa branca) e Cocktail de crevettes (coquetel de camarão rosa médio), um prato pouco difundido dos anos 80 até hoje, mas que reúne muitos fãs, especialmente dessa geração.
Os Pratos Principais ficam, claro, com os maiores destaques: Lasagne aux crevettes roses (lasanha de camarão rosa), Poke bowl aux fruits de mer et saumon (poke de frutos do mar com salmão, frutas e cuscuz marroquino), Cassoulet aux fruits de mer (camarão rosa, lula, polvo e mariscos), Duo de Merlu et Crevettes poêlées sauce au curry et risotto à la noix de coco (Duo de lombo de merluza austral e camarões rosa ao molho curry com risoto de coco), Poulpe grillé, pommes de terre au four, tombée d´épinards frais et mini tomates à la provençale (tentáculos de polvo grelhados, batatas ao murro, espinafre fresco levemente refogado e mini tomates à provençal), Gambas à laprovençale sur riz aux tomates concassées, pignons de pin et spaghettis de courgettes (camarões rosa grelhados a provençal, arroz com tomates concassés, pinoles e espaguette de zucchini) e Queues de langouste poêlées sauce Thermidor et risotto de riz noir (caudas de lagosta grelhadas ao molho Thermidor com risoto de arroz negro).
Minha escolha foi pelo polvo, que encantou pelo exterior levemente tostado e muita maciez da carne. A lasanha, que já havia provado em um Menu Weekend recentemente, é outro prato que posso destacar: mas, atenção, que não se espere degustar uma lasanha ‘da mamma’. O prato não leva molho, sendo constituído por massa artesanal e recheio de creme com camarões e várias pequenas porções de tomates frescos picados com manjericão, proporcionando uma experiência minimalista e sofisticada para o paladar, com o sabor da massa e dos camarões em destaque (dica: acrescentar os tomates com manjericão em bocados intermitentes faz remeter levemente às lasanhas tradicionais e acaricia a memória afetiva).
A sobremesa é cortesia para os clientes que escolherem entrada e prato principal no menu do Vive la Mer.
Serviço:
Festival de Frutos do Mar ‘Vive la Mer’
Le Triskell Bistrô: Av. Fábio R. Barnabé, 723 – Marginal Esquerda do Parque Ecológico – Indaiatuba/SP – (19) 3934-6408
A casa funciona de terça a domingo para o almoço e de terça a sábado, para o jantar.