Os números são assustadores – segundo dados do Disque 100 do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, só em 2018 foram registradas um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade em todo o Brasil. A maior parte delas é de abuso sexual (13.418 casos), mas há denúncias também de exploração sexual (3.675). Os números mostram que mais de 70% das ocorrências são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima. Com o objetivo de informar as problemáticas do tema para pais, professores, educadores, profissionais da área da saúde e educação, a psicóloga, palestrante e terapeuta cognitiva comportamental Vivian Cordeiro Esteves lança, no dia 2 de novembro, em São Paulo, os livros Precisamos falar sobre isso! Prevenção da violência sexual na infância. As obras, produzidas de maneira independente, serão comercializadas a R$40,00 por meio de um kit com os dois livros. Um, de 28 páginas, é um Manual do Adulto. O outro, de 48 páginas, é um livro infantil.
O Manual do Adulto esclarece a epidemia do abuso sexual infantil, explica sobre a violência, quais as formas de abuso, o perfil do abusador, sinais de alerta para identificar se a criança está sofrendo com o problema e os perigos da internet. Já o livro infantil oferece ferramentas fundamentais para a proteção das crianças de forma interativa e lúdica. “Ele aborda temas importantes, como autoestima e as ensina a identificarem as suas partes íntimas, diferenciar bons e maus toques de adultos, além de reconhecer sentimentos e emoções, segredos que podemos ou não guardar e locais de proteção da violência contra a criança”, explica a autora dos livros.
Nesse primeiro momento, o kit poderá ser adquirido por meio das redes sociais da própria autora (Facebook e Instagram). Vivian Esteves já negocia com as livrarias para que ele também seja disponibilizado por seus respectivos canais oficiais de venda. Enquanto isso não acontece, a psicóloga também recebe convites de escolas e empresas para palestrar sobre o tema e promover os livros. “As obras são ferramentas indispensáveis para que pais e adultos possam dialogar sobre a violência sexual contra as crianças de maneira leve. Meninos e meninas precisam saber identificar um abuso e não podemos ter vergonha de educá-los com essa consciência”, afirma.
Autora foi vítima de abuso na infância
Vivian fala com muita propriedade sobre o assunto, pois ela mesma, na infância, foi vítima de abuso. “A intenção é utilizar a minha formação e o conhecimento profissional com essa situação que eu mesma vivi quando criança para ajudar, sabendo das dificuldades e a experiência de quem passou por isso”, revela. De acordo com ela, o abuso sexual infantil é um problema universal que atinge milhares de crianças e adolescentes de forma silenciosa e dissimulada. “A vítima tem muita dificuldade em falar sobre o que aconteceu. Muitas passam anos e anos sem revelar o abuso para ninguém”, completa.
Segundo ela, a omissão de muitos pais ou a falta de ação deles pode apontar que os próprios possam ter sido vítimas de violência sexual na infância. “Por outro lado, temos pais que, para manter a família feliz, de fachada, mantêm o segredo, acreditando que não falando sobre o assunto o mesmo deixará de causar danos. Mas na realidade, o silêncio só trará sofrimento ainda maior do que o abuso provocou. A criança passa a se sentir ainda mais desamparada diante da falta de atenção e proteção da família, o que ocasiona danos ainda maiores”, conclui.
Serviço:
Precisamos falar sobre isso! Prevenção da violência sexual na infância
Lançamento: 2 de novembro
Horário: das 18 às 21 horas
Local: Frutaria Pitaya
Endereço: Rua Monte Serrat, 1439 – Tatuapé, São Paulo/SP.