A terceira edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com previsão de receber mais de cinco mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil no espaço da Unibes Cultural, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público e tem como objetivo criar uma plataforma para impulsionar marcas, profissionais, pesquisadores e iniciativas de moda comprometidas com as práticas de responsabilidade socioambiental e cultural.
Considerado o maior encontro de moda e sustentabilidade da América Latina, a próxima edição apresentará cerca de 70 palestras, talks e oficinas práticas, na programação de conteúdos dos espaços Conhecer, Fornecer e Amazônia. Serão realizados debates sobre como a indústria da moda pode implementar melhores soluções em toda a cadeia produtiva, abordando temas transversais como Moda, identidade e floresta em pé, a ser tratado em painel com a presença da ex-senadora Marina Silva e Cálculo de Emissões de Carbono para a Moda, a ser oferecido pela agência Way Carbon.
Também serão debatidos temas como plataformas para a colaboração e transparência na moda, diversidade e descentralização nas equipes, Economia Afetiva, ativismo como ferramenta de transformação, técnicas de tingimento natural, o novo varejo para a moda consciente, novos modelos de negócios para a circularidade, reciclagem têxtil, desenvolvimento de produto no cenário de inovação 4.0 e Biodesign. Haverá ainda uma demonstração especial de teares tradicionais Huni Kuin por duas mestras indígenas vindas do Acre.
O evento terá espaços de venda no Mercado Eco e Espaço Amazônia, com mais de 60 marcas expositoras e indo desde a franco-brasileira VERT à porto-alegrense Brisa SlowFashion e as mochilas com ilustrações indígenas autorais da Bossapack. Outras novidades serão o Espaço Beleza, que oferecerá cosméticos veganos, orgânicos e naturais, a exposição de agrofloresta têxtil, apresentada pela startup Farfarm e a presença de uma curadora internacional de marcas representante da Milão Fashion Week.
Serão realizados 18 desfiles, com a participação na passarela de cases como a marca paraibana Natural Cotton Color, a marca de upcycling Comas, Ahlma, de André Carvalhal, autor do livro Moda com Propósito e novidades como a multimarcas consciente Bemglô, de Glória Pires e Betty Prado, a biblioteca de roupas Roupateca e talentos autorais, como Helena Pontes e Eneas Neto.
O evento terá patrocínio master das Lojas Renner, que participará de talk sobre pegada hídrica; apoio institucional do Sebrae Nacional, que integrará a programação como anfitrião do Espaço Circular e Senai Paraíba, com espaço sobre a cadeia produtiva do algodão orgânico naturalmente colorido. Apoios de Ahlma, Ecosimple, Fundação Hermann Hering, Vert, Paulo Alvez, Natural Cotton Color e Castanhal, assim como parcerias institucionais de Abest, Abit, Abvtex, FGVces, Senac, Way Carbon e Dinâmica Ambiental.