Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Gastronomia e show marcam o aniversário de 223 anos de Sousas e Joaquim Egídio

Campinas, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Wikipedia.

Sousas e Joaquim Egídio comemoram, neste dia 23 de novembro, o aniversário de 223 anos. Para celebrar a data, haverá uma série de atividades; entre elas, caminhada ecológica e passeio de jardineira nos pontos históricos da região, além de food truck de comida típica italiana, corte de bolo, orientação para obtenção de cidadania italiana, shows e bandas de pop rock na Praça Beira Rio.

As festividades começam às 8h, com a caminhada ecológica saindo da Estação Ambiental, marco zero do distrito de Joaquim Egídio. No final da caminhada, o grupo se concentra na Praça Beira Rio, em Sousas, onde será oferecido café da manhã aos participantes. A Orquestra da Câmara de Campinas participará do evento.

Participam também entidades italianas de Campinas, Casa de Itália, o cônsul da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, Vittório Palumbo, presidente da Società Italiana Lavoro e Progresso e o Patronatto Italiano e Associazioni Cristiane Lavoratori Italiani de Campinas, Paulo Moretti. Na ocasião, descentes dos imigrantes italianos, que representam quase 90% da população local, relembram as memórias dos imigrantes.

A estimativa dos organizadores é receber cerca de 10 mil pessoas. “O aniversário dos distritos, não só se tornará o mais importante evento de Campinas, como também será a vitrine da gastronomia italiana na Região Metropolitana. A valorização, a preservação dos costumes e a cultura contribuem com a preservação do meio ambiente da região”, afirma Sandra Venâncio, organizadora do evento.

História dos distritos

A história se inicia em 1796, quando as terras de fazendas daquela região começam a ser partilhadas aos sesmeiros. O início do povoamento de Sousas aconteceu em 1830, quando Aleixo Antônio de Godoy e Bernardo José Sampaio, imbuídos do mesmo espírito aventureiro, resolveram construir uma ponte de madeira. O povoamento foi crescendo e se transformou em um pequeno arraial que se tornou conhecido como “Ponte do Arraial”, a ponte mais conhecida de Sousas.

A introdução da cultura do café em meados do mesmo século trouxe nova dinâmica econômica para a região, atraindo mais moradores, inclusive os imigrantes italianos.

Embora integre um município, o distrito manteve quase que intactas características de vila rural, de povoado que nasceu e cresceu à sombra dos cafeeiros. Apesar de a industrialização não ter alcançado direta e expressivamente Sousas e Joaquim Egídio, os distritos permanecem protegidos desse processo, quase que esquecido.

Já o distrito de Joaquim Egídio, antes de receber este nome, em 1894, era chamado de Laranjal, dada a grande quantidade de laranjeiras plantadas entre os cafezais. Não existem dados precisos a respeito das origens de sua fundação, embora algumas casas construídas em sua área datem da década de 1840. Outro detalhe a seu respeito é que, apesar de seu nome atual (Joaquim Egídio) ser uma homenagem ao neto do Marquês de Três Rios, o provável fundador do então vilarejo foi o major Luciano Teixeira Nogueira.

Os distritos tentaram se emancipar se transformando em município, nos anos de 1995 e 1999, mas os processos se encontram com a tramitação suspensa na Assembleia Legislativa de São Paulo. A data de fundação dos distritos foi oficializada no dia 3 de outubro de 2011, por meio de um projeto de Lei do ex-vereador Sebastião Torres.

Programação

O evento tem início às 8h, com uma caminhada ecológica saindo da Estação Ambiental de Joaquim Egídio seguindo pela trilha do bonde.  O grupo segue até a Praça Beira Rio para o café da manhã.

Após as solenidades e o corte do bolo, os participantes poderão fazer passeios turísticos transportados por uma antiga jardineira. O final do passeio acontece na Estação Ambiental, onde serão exibidos slides de fotos da imigração italiana. Os participantes também poderão conhecer a história das fazendas e aprender um pouco sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Um posto do Patronato Italiano de Campinas e da Associazioni Cristiane Lavoratori Italiani montado especialmente para o evento estará de plantão para atender o público e tirar dúvidas na obtenção da cidadania italiana.

Durante todo o dia, uma longa programação de shows toma conta do palco central da Praça Beira Rio com food truck e barracas de comida típica italiana. Também haverá a venda de chope, cervejas, sorvete, água e refrigerantes.

Sousas viveu no passado os encantos do romantismo das serestas e, para os enamorados, o grupo se apresenta às 19h na praça. Também está confirmada a apresentação da dupla Wagner e Faty, moradores da região.

O pop rock está bem representado com Oldy Youngs, O Ciclo, Attitude, Doriva e Banca Sinca, que toca o rock clássico dos anos 50, 60 e 70. Diretamente de São Paulo, Mamonas Psicodélicas prometem arrasar no palco.

Na praça de alimentação, os organizadores prometem o melhor da cuccina italiana, como o cannoli da Doceria Do Calippo, a palha italiana, os queijos do Empório Rizza, a massa da La pasta Loca. Para os amantes da batata, a Batata Legal prepara a melhor batata rústica com alecrim da cidade. E para matar a sede, o público pode degustar um delicioso chope e vinhos ou saborear um delicioso gelato.

Serviço:

Aniversário de 223 anos dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio

Data: 23 de novembro, das 8h às 22h

Local: Praça Beira Rio

Gratuito

Caminhada Ecológica às 8h

Estação Ambiental de Joaquim Egídio

Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, 214

Passeios de Jardineira às 11h

Praça Beira Rio.