Considerado um dos maiores ídolos do esporte mundial, Ayrton Senna receberá uma importante homenagem a partir da próxima semana, a do GP do Brasil de F1. Na quinta-feira (14), em São Paulo, será inaugurada a exposição Ayrton Senna: O Piloto, com obras do artista Sami Akl e objetos que marcaram a trajetória do piloto, no Palácio Tangará, primeiro hotel masterpiece da Oetker Collection na América Latina. A exposição é parte de um projeto que transforma as áreas comuns do hotel em uma galeria de arte e marca o início de uma parceria entre o Palácio Tangará e o Instituto Ayrton Senna, neste ano em que se completam 25 anos de da fundação do Instituto Ayrton Senna e da continuidade do trabalho social iniciado pelo piloto.
Além dos 15 quadros pintados por Sami, inspirados em imagens icônicas e especialmente selecionadas pela família do piloto, a mostra ainda vai estrear com a presença de itens históricos que marcaram a carreira do piloto tricampeão mundial de F1 e que estão retratados por Sami, tornando-se assim uma mostra tridimensional e trazendo ao público a possibilidade de se aproximar ainda mais de Ayrton, tornando realidade aquilo que até então estava apenas no imaginário imortalizado pelas obras de Sami.
Os itens apresentados serão todos originais e alguns inéditos, entre capacetes de corridas especiais (1984, 1985, 1987 e 1993), quatro troféus (três da F1 e o primeiro de sua vida, o de kart), um macacão (Lotus 1987) e uma estátua em aço, além de outros objetos que foram usados por Ayrton Senna ao longo de sua trajetória. Dois simuladores de F1 ainda estarão no evento de lançamento da exposição.
A exposição Ayrton Senna: O Piloto será a primeira ação dessa parceria especial firmada entre Palácio Tangará e Instituto Ayrton Senna. Parte da receita obtida com a venda das obras será doada à organização, fundada 1994 pela família Senna com o objetivo de ajudar a transformar a educação pública do País. Ao longo de seus 25 anos de atuação, o Instituto já beneficiou mais de 26 milhões de estudantes e 230 mil educadores. A parceria também irá possibilitar a hóspedes do hotel contribuírem com a causa. A partir de agora, eles terão a opção de destinar parte do valor das diárias a projetos educacionais implementados pelo Instituto em diversos estados e municípios brasileiros. Empresas que alugarem o espaço do hotel para a realização de eventos também poderão repassar parte do valor a iniciativas do Instituto.
O artista Sami Akl doará três dos seus quadros sobre o piloto para o Instituto Ayrton Senna. Caso as obras sejam vendidas durante a exposição, o recurso entrará como doação do comprador ao próprio Instituto. “Concentração, velocidade, foco, meditação, espaço, tempo, velocidade da luz interior, um ajuste frágil entre Homem e Máquina… Pensando nisso, pintei com imprecisão e velocidade essas imagens do piloto”, diz o artista.
Outras ações da parceria entre Instituto e Palácio Tangará deverão ser anunciadas em 2020.
Sobre o Palácio Tangará
Com sua excepcional localização no coração da capital financeira do Brasil – São Paulo –, o Palácio Tangará abriu suas portas em 10 de maio de 2017. Cercado pelo parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o hotel oferece 141 espaçosos apartamentos – sendo 59 suítes – todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O Palácio Tangará também conta com nove salas de reunião privativas, sendo um salão de festas com terraços voltados para o parque e capacidade para atender 530 convidados. Destaque para suas opções de entretenimento tais como centro fitness, spa, piscina interna, piscina externa, kids club, bar e restaurantes com a assinatura do renomado chef Jean-Georges. O projeto foi confiado aos escritórios de arquitetura B+H Architects, William Simonato Arquitetos Associados, PAR Arquitetura e Anastassiadis Arquitetos. Já os projetos de arquitetura de interiores ficam a cargo de Patricia Anastassiadis, do escritório Anastassiadis Arquitetos, que assina toda a área social como lobby, bar, restaurante e spa e de Bick Simonato, responsável pelos quartos e corredores. www.palaciotangara.com.br
Sobre Sami Akl
Sami Akl é paulistano, cresceu no bairro do Brás, tradicional reduto de imigrantes. Brincou muito na loja do pai, onde os suportes de madeira dos tecidos transformavam em armação de pipa, que depois fazia subir ao céu. Todas voaram e voam até hoje. A habilidade com projetos e a fluência em aerodinâmica, naquela época, eram sinais sutis da vocação de arquiteto que, mais tarde, iria tomar força e virar a sua primeira profissão. Seus trabalhos correm o mundo, como em voo livre por exposições, lojas e nas mãos de marchands e colecionadores. Traço que garimpa novos fãs, no tempo-espaço pelos quatro cantos do mundo. Em 2006 Foi selecionado para Bienal de Santos, em 2007 recebeu o Prêmio Aquisição da Temporada de Exposições no Centro Cultural São Paulo, também participou da Documenta 12 Magazine em Kassel na Alemanha e várias exibições pelo mundo, sendo a mais recente em Berlim na Stroke Art.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Há quase 25 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Sua missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Encontra-se em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação. Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalha no dia a dia, produz, sistematiza e valida conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia. Suas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, está presente em 15 Estados e mais de 450 municípios, apoia a formação de cerca de 60 mil profissionais por ano e beneficia a educação de mais de 1,5 milhão de alunos anualmente. www.institutoayrtonsenna.org.br
Serviço:
Exposição Ayrton Senna: O Piloto
Dias: 14/11 até 15/12
Local: Palácio Tangará – Rua Dep. Laércio Corte, 1501 – Panamby, São Paulo/SP.