No dia 2 de dezembro, a Escola Kinderville e a Creche Alice de Mattos Wolf, de Indaiatuba, receberam o título de Escolas do Bem das mãos do prefeito Nilson Alcides Gaspar e da secretária de Educação, Rita de Cássia Trasfereti. A cerimônia oficializou a adesão das duas instituições a esse programa inovador de responsabilidade social em escolas públicas e particulares que atua em várias cidades do interior e na capital paulista, além de Itabira (MG). Ao longo do ano são realizadas diversas ações que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“As Escolas do Bem se transformam em uma fonte de inspiração para toda a comunidade, tendo em vista que a ideia é que essa mobilização ultrapasse o ambiente interno e o impacto das ações também seja sentido ‘do portão para fora’ da escola. Ao encontro desse objetivo, a proposta é oferecer ferramentas para que os adultos adquiram novos conhecimentos”, empolga-se a jornalista Lucy de Miguel, fundadora Instituto Noa – entidade que coordena o Programa Escolas do Bem –, presente na cerimônia.
Redução das desigualdades
As duas instituições de Indaiatuba passam a integrar uma rede do bem, em que os gestores escolares, incentivados pela equipe do Instituto Noa, trocam experiências e somam esforços em prol da redução das desigualdades. Essa é uma premissa que se materializa na proposta de cooperação entre as escolas públicas e privadas. Aproximar essas duas realidades é viável, a partir do momento em que a entidade particular, responsável por financiar os custos do projeto, aceita o convite para apadrinhar uma escola pública do seu bairro oferecendo acesso aos mesmos benefícios, gratuitamente.
Juntas, as duas instituições participam de iniciativas bem-sucedidas, como a Feira de Troca de Brinquedos, realizada em outubro deste ano na Praça da Liberdade, que reuniu cerca de 200 pessoas em uma ação que promove o consumo consciente e estimula o brincar junto à natureza. Também merece destaque um aplicativo gratuito voltado aos pais e educadores, que funciona como uma revista eletrônica, com a publicação de notícias diárias sobre o desenvolvimento infantil, abrangendo temas relacionados à saúde da criança, gestação, parto, amamentação, comportamento, alimentação, papel do pai e importância do brincar.
Diretora da Escola Kinderville, Carolina Paiva Pereira acredita que a participação no Projeto Escolas do Bem vem ao encontro da crença de que as instituições de ensino são importantes agentes de transformação social. “Em nossas ações, nós estimulamos a consolidação de bons hábitos durante a Primeira Infância. A criança tende a replicar em casa tudo o que aprende aqui e esse trabalho de conscientização é reforçado a cada vez que interagimos com as famílias”, constata.
Já Keila Klinke, da Creche Alice de Mattos Wolf, destaca o legado dessas ações para toda a comunidade. “Cada vez que abraçam as nossas campanhas, as pessoas são convidadas a refletir sobre temas como preservação do meio ambiente, desapego dos bens materiais e importância dos momentos em família. Além disso, elas percebem, na prática, que é muito mais fácil atingir determinado objetivo quando todos se unem”, encerra.
Programa Escolas do Bem
Iniciado em 2016 nas cidades de Sorocaba e região, o programa ganhou fôlego para expansão a partir deste ano, conquistando novas cidades do interior de São Paulo, a capital paulista e até em Minas Gerais. Considerado o primeiro programa de responsabilidade social nas escolas, estimula as escolas particulares (que financiam o programa) a apadrinhar uma instituição pública em seu bairro e ambas desenvolvem ações que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU relacionados à Primeira Infância (0 a 6 anos).
Para o ciclo 2020-2022, o programa pretende mobilizar uma quantidade ainda maior de instituições na cidade, com a proposta de tornar Indaiatuba uma cidade amiga da criança. Mais informações no site www.escolasdobem.com.br.