O diretor pernambucano Hilton Lacerda, roteirista de quase 20 títulos de ficção, apresentou no Festival do Rio seu terceiro filme de longa-metragem na Première Brasil. Na noite de ontem, 19 de dezembro, na cerimônia de encerramento, no Museu do Amanhã, o longa Fim de Festa recebeu os prêmios de melhor filme e melhor roteiro pelo júri oficial.
Há seis anos, seu primeiro longa, Tatuagem, foi vencedor dos principais prêmios dessa mesma seção no Festival do Rio. O filme teve uma longa permanência nos cinemas brasileiros e foi premiado internacionalmente em vários festivais. Em Fim de Festa, Hilton mantém a parceria com o ator Irandhir Santos, que faz um investigador de polícia trabalhando para desvendar um crime ocorrido durante o carnaval.
Voltando antecipadamente de suas férias depois do período carnavalesco para investigar o assassinato de uma jovem turista francesa, Breno Wanderley se depara com possíveis espelhamentos de sua própria história, da qual não consegue se desvencilhar. Entre a quarta-feira de cinzas e o domingo pós-carnaval, busca desvendar o crime e vê em seu filho, também chamado Breno, uma chance de se reinventar numa cidade partida e melancólica.
Fim de Festa
Pernambuco, 2020, 94 min
Roteiro e direção: Hilton Lacerda
Produzido por: João Vieira Jr. e Nara Aragão
Produção Executiva: Tarsila Tavares, Nara Aragão e João Vieira Jr.
Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo
Montagem: Mair Tavares e Pedro Queiroz
Música: DJ Dolores
Direção de Produção: Dedete Parente Costa
Direção de Arte: Diogo Balbino
Figurino: Chris Garrido
Maquiagem: Donna Meirelles
Desenho de som: Nicolau Domingues
Som direto: Pedrinho Moreira e Moabe Filho
Mixagem: Sérgio Abdala
Diretora assistente: Letícia Simões
Elenco: Irandhir Santos, Suzy Lopes, Gustavo Patriota, Amanda Beça, Safira Moreira, Leandro Vila eAriclenes Barroso
Participações especiais: Hermila Guedes e Jean Thomas Bernardini
Distribuição: Imovision
Teaser: http://youtu.be/cHLuqR3Qffc.
Sobre o diretor
Hilton Lacerda é roteirista de quase duas dezenas de filmes de ficção, além de dirigir alguns deles. Também tem se destacado na produção de séries e documentários para a televisão.
Roteiros: Baile Perfumado (1997), Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006), Árido Movie (2006), Filmefobia (2008), A Festa da Menina Morta (2008), Estamos Juntos (2011), Febre do Rato (2012), Big Jato (2015) e Piedade (2019), entre outros.
Direção: Cartola – Música para os Olhos (2007, com Lírio Ferreira) e Tatuagem (2013) e as séries Fim do Mundo (2017, com Lírio Ferreira) e Lama dos Dias (2018, com Helder Aragão), além de várias séries documentais e ensaios para a televisão.
Sobre a Carnaval Filmes
A Carnaval Filmes é uma produtora brasileira de desenvolvimento de projetos artísticos em diversas linguagens com foco em cinema autoral. Trabalha principalmente com filmes de longa-metragem e conteúdos originais para televisão e plataformas online direcionados para os públicos adulto e infanto-juvenil. A empresa foi criada em 2017 pelos produtores João Vieira Jr. e Nara Aragão, parceiros há 18 anos na produção de obras de destaque do cinema brasileiro, e está sediada no centro do Recife, cidade marcada pela criatividade e diversidade cultural, onde o Carnaval é imenso e íntimo, caos e trabalho, prazer e suor.
Com muita dedicação e amor pelo ofício, João Vieira Jr. e Nara Aragão lançaram recentemente nos mercados nacional e internacional os filmes Casa, de Letícia Simões; Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes; Greta, de Armando Praça e a série de animação Bia desenha, de Neco Tabosa e Karol Pacheco. Atualmente, a Carnaval Filmes finaliza a série Chão de Estrelas para o Canal Brasil e se prepara para lançar os filmes Vestido branco, véu e grinalda, de Marcelo Gomes; Fim de festa, de Hilton Lacerda e a coprodução Fortaleza Hotel, de Armando Praça.
Distribuidora Imovision
Presente no Brasil há 30 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil.
Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim.
Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o Movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano.