A Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS) recebeu no último dia 23 de dezembro, a doação de R$47 mil do shopping Iguatemi Esplanada, que escolheu a instituição para ser a beneficiada na ação Estacionou Doou de 2019. A ação destina anualmente a receita líquida de um dia de arrecadação do estacionamento do centro de compras a uma entidade assistencial da região de Sorocaba.
A entrega simbólica da doação teve a participação de gestores do Iguatemi Esplanada e de voluntários da ABOS. A ABOS foi representada pelo diretor do Conselho de Voluntários, o médico oncologista Gilson Luchesi Delgado.
Segundo a gerente geral do Iguatemi Esplanada, Ana Carolina Gonçalves, há seis anos o shopping promove essa o Estacionou Doou na última quarta-feira de outubro e a cada ano beneficia uma entidade diferente. “Este ano o Iguatemi escolheu a ABOS pelo seu trabalho excepcional no acolhimento e amparo a pacientes carentes portadores de câncer de Sorocaba, região e até de outros estados que fazem seu tratamento na cidade. Para a companhia, é importante dar visibilidade a esse trabalho e ainda ajudar na manutenção desse atendimento”, afirma a gerente. Terezinha de Góes Oliveira, presidente da ABOS, conta que diretores e voluntários da entidade se emocionaram com a doação. “A doação do Iguatemi Esplanada nos ajudará na manutenção do atendimento aos pacientes e suas famílias. Hoje conseguimos atender a quem nos procura somente através de ações sociais e ajuda de empresários. A doação chega no momento certo”, conta a presidente.
Entre as entidades já beneficiadas pela ação Estacionou Doou, que aconteceu no dia 30 de outubro, estão o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Votorantim (APAE) e a Associação ProEx de Sorocaba.
A ABOS
A ABOS é uma instituição beneficente sem fins lucrativos e, em 31 anos de atuação, já foram atendidos mais de 12 mil pacientes com medicamentos para controle da dor, cestas básicas, hotelaria com cinco refeições diárias, transporte para os locais de tratamento, apoio psicossocial, fonoaudiológico, assistencial e jurídico.
A sede da entidade, erguida por meio de doações, possui 40 leitos e conta com médicos, psicóloga, assistente social e técnicas de enfermagem, que acompanham e auxiliam 24 horas por dia, de segunda a sexta, os pacientes “hospedados” na casa.