A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, completa no dia 28 de janeiro (terça-feira) 12 anos de criação. E para comemorar a data, a Companhia vai compartilhar um pouco de sua história, realizações e rotina por meio de uma programação interativa especial. Haverá dois momentos distintos: um exclusivamente virtual e outro com a presença in loco do público.
Via streaming no canal da Companhia no Youtube (http://www.youtube.com/channel/UCF08wniedCvkPSymji6_LRA) e na página oficial no Facebook (http://www.facebook.com/spciadedanca/) será possível acompanhar o cotidiano da sede, conhecendo um pouco dos detalhes das aulas, ensaios e demais atividades. As curiosidades da SPCD e as novidades para 2020 serão contadas por Inês em entrevista com a participação dos internautas, que poderão enviar perguntas a serem respondidas ao vivo pela diretora artística. Além desse momento, o público também vai participar das comemorações do aniversário da SPCD por meio do envio de vídeos curtos (30 segundos), parabenizando a Companhia pela sua trajetória. Os vídeos, que serão recebidos até o dia 18/1 (sábado) para seleção e edição, vão ser transmitidos ao longo do streaming.
A atividade presencial acontece ao final do dia 28, às 18h. O público vai ter a oportunidade de acompanhar o ensaio aberto de duas obras que estreiam na Temporada 2020: Aparições, de Ana Catarina Vieira, e Só Tinha de Ser com Você, de Henrique Rodovalho. Os presentes também vão assistir aos ensaios de Agora, de Cassi Abranches – premiada pelo APCA em 2019 – e os pas de deux de Dom Quixote e Carnaval em Veneza – este último, estreante no repertório da Companhia. Para acompanhar aos ensaios na sede da SPCD, é necessário reservar os ingressos gratuitos no site Sympla (http://www.sympla.com.br/sao-paulo-companhia-de-danca—ensaio-aberto-gratuito—aniversario-12-anos__761293), limitados a 100 lugares. O ensaio também vai transmitido ao vivo no canal do Youtube e na página do Facebook.
“A São Paulo Companhia de Dança foi criada há 12 anos, no dia 28 de janeiro, como um presente para São Paulo. É uma alegria celebrar o aniversário da Companhia de todos nós com o público, compartilhando um pouco da dança do Estado com todos, tanto virtual quanto presencialmente. É uma maneira de retribuir todo o carinho que a Companhia vem recebendo desde sua criação”, comenta Inês.
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por aproximadamente 145 cidades em mais de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Formação de Plateia e Registro e Memória da Dança.
INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do Por Dentro da Dança, com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.