Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ato na Avenida Paulista homenageia vítimas de Brumadinho no dia 25

São Paulo, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Felipe Werneck/Ibama.

A tragédia de Brumadinho, que matou centenas de pessoas, completa 1 ano no próximo dia 25 de janeiro. Nesta data, o Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado pelos amigos e parentes das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, organizará um evento no próprio dia 25, na Av. Paulista, que estará fechada por conta do aniversário da cidade de São Paulo. Na ocasião, haverá uma série de atos que têm como objetivo fazer com que o ocorrido não seja esquecido, outros sejam evitados e as vítimas possam ser homenageadas.

As ações acontecerão na esquina da Av. Paulista com a Rua Pamplona, a partir das 10h. Entre elas, destaque para o toque da sirene por 60 segundos (que não tocou no dia da tragédia), às 12h28. Em seguida, os voluntários do Instituto e outros convidados se deitarão no chão e serão cobertos por um papel, que representará a lama que matou as vítimas em Minas Gerais.

Além disso, haverá uma roda de conversa, às 14h30, em uma tenda que contará com as fotos de todas as vítimas, com o objetivo de debater o assunto. Um dos participantes confirmados é Francisco Oliveira, coordenador da Divisão de Geotecnia do Instituto de Engenharia.

Haverá ainda apresentações musicais, discurso de um porta-voz do Instituto e uma caminhada até a Rua da Consolação, finalizando o ato com uma projeção sobre o tema no prédio do Cremesp, em frente ao Mackenzie.

Sobre o Instituto Camila e Luiz Taliberti

O Instituto é uma iniciativa coletiva de amigos e familiares de Camila e Luiz Taliberti, vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019. O Instituto tem como missão atuar com temas socioambientais, como a defesa dos direitos humanos, o empoderamento de grupos vulneráveis, especialmente mulheres e a proteção do meio ambiente contra ações danosas.

Serviço:

Data: 25 de janeiro

Local: Esquina da Av. Paulista com a Rua Pamplona

Programação

10h: Início do atendimento ao público

11h: Apresentação musical

12h28: disparo da sirene + ato com voluntários e convidados deitados no chão + discurso do porta-voz

13h: Apresentação musical

14h30: Roda de conversa sobre a tragédia

16h: Apresentação musical

17h30: Início da caminhada até a Rua da Consolação (prédio do Cremesp, em frente ao Mackenzie)

19h30: Fim do ato.