Com a promessa de “fazer brincar junto adultos e crianças”, o Grupo CantaVento encerra a turnê do disco Brincantorias com apresentação gratuita na Associação Anhumas Quero Quero – AAQQ, no Parque São Quirino, em Campinas, na terça-feira, dia 18 de fevereiro.
Inserido no universo musical infantil brasileiro, os espetáculos do CantaVento combinam música com interação corporal, poesia e teatro de rua, cativando crianças e adultos por meio de um enredo criativo e aberto ao público, além de apresentar de forma lúdica e didática a rica variedade rítmica brasileira. As apresentações promovem ainda a ocupação artística de espaços públicos com o intuito de causar um impacto social positivo para a sociedade, criando e ampliando espaços de circulação de produção cultural.
O CD, gravado e lançado em 2018, finca suas raízes na cultura popular brasileira de maneira tão forte que quem assina a direção musical do disco é Renata Amaral, musicista de São Paulo e profunda conhecedora das culturas populares brasileiras. Distribuído em faixas de composições próprias e de outras fontes de renome do meio musical, Brincantorias sincretiza expressões culturais como os sambas de lenço e de bumbo, moda de viola e música caipira, cavalo marinho e cacuriá.
A circulação de espetáculos do grupo CantaVento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC ICMS), com produção da Numen Produtora. Na cidade de Campinas, a apresentação é patrocinada pela Emepê, com apoio da própria AAQQ.
Velhos sonhos em nova voz
Formado por cinco músicos-educadores, o CantaVento nasceu em 2002. De lá para cá, o projeto ganhou “muita estrada” tocando em vários lugares do Brasil, incluindo escolas – onde tudo começou. De 2013 a 2017, o espetáculo do primeiro CD, Esticador de Horizontes, foi criado e lançado; em 2018, veio Brincantorias e, no final do mesmo ano, uma nova voz: Nina Neder.
Para ela, a poesia pode fortalecer e iluminar o caminho das pessoas, da infância à fase adulta. E sendo este um trabalho “próximo ao coração e do que a gente acredita para a vida, dividi-lo com o público é um momento de realização mútua, um presente coletivo. O primeiro disco trazia brincadeiras de casa, de quintal; esse segundo disco leva as pessoas para a rua, para as festas, valorizando muito o que nossos avós viveram nos processos de urbanização e das festas populares em si”, explica ela.
Ainda segundo a cantora e contadora de histórias, as turnês geram uma oportunidade de ascender às memórias de celebração e de festa, um momento de juntar as pessoas pura e simplesmente para brincar e cantar. “Nossa intenção é plantar a sementinha das brincantorias, resgatando em conjunto as brincadeiras com cantorias, que é o mote do nosso disco”, encerra Nina.
Serviço:
CantaVento apresenta Brincantorias em Campinas
Data e hora: terça-feira, 18 de fevereiro de 2020, às 14h
Endereço: AAQQ – R. Luis Paolieri, 251, Parque São Quirino – Campinas/SP
Livre
Entrada gratuita.