Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu FAMA tem exposições coletivas e mostra de Gilberto Salvador

Itu, por Kleber Patricio

Academia de Arte do FAMA. Crédito da foto: Beto Mellao.

O museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, interior de São Paulo, tem várias exposições e atrações em cartaz nos seus espaços expositivos. Artista multidisciplinar, Gilberto Salvador apresenta A onda, a água e o mundo flutuante, mostra que reúne na sala cinco gravuras e pinturas. Com curadoria de Ana Carolina Ralston e orientação de Katia Salvany, 19 artistas de Itu e arreadores exibem suas criações nas salas 6 e 7. A Academia de Arte, novo espaço do museu, apresenta obras emblemáticas do acervo de Marcos Amaro, colecionador e presidente da instituição. Figuram trabalhos de artistas como Nuno Ramos, Alexandre da Cunha, Amélia Toledo, Lais Myrrha e Luca Parise.

A onda, a água e o mundo flutuante | exposição Gilberto Salvador

A imensidão do oceano sempre instigou o artista Gilberto Salvador. Ele velejou pelo alto mar em um barco catamarã e, a partir da sintonia, do balanço da água e das ondas que quebram, o artista apresenta agora monotipias e uma série de quatro gravuras em matrizes de metal na mostra A onda, a água e o mundo flutuante. Com curadoria de Ricardo Resende, a exposição fica em cartaz até 1º de março e traz obras que transitam entre a abstração e o figurativo, nem geométricas e nem totalmente orgânicas, mas sim formas híbridas, como na natureza.

Meios e Processos | exposição coletiva

Criações em suportes diversos que, em comum, resultam de investigações dos meios e processos criativos dos artistas – é este o cerne da mostra Meios e Processos, coletiva que reúne pinturas, performances, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos dos artistas Alexandre Silveira, Dagô, Eliete Della Violla, Fábio Florentino, Gil, Ilana Wajcberg, Bella Tozini, Isis Gasparini, Larissa Camnev, Lídice Salgot, Luhly Abreu, Malu Pessoa Loeb, Marília Scarabello, Nathalia Favaro, Raffa Gomes, Silvana Sarti, Stenio Oliveira, Tangerina Bruno e Thatiana Cardoso. Em cartaz até 1º de março, a mostra tem curadoria de Ana Carolina Ralston e orientação de Katia Salvany.

Academia de Arte | exposição coletiva

A Academia de Arte, novo anexo do museu FAMA, abriga obras em grande escala que fazem parte da coleção de Marcos Amaro, que preside e dá nome à instituição. Figuram trabalhos de artistas como Nuno Ramos, Alexandre da Cunha, Amélia Toledo, Beto Shwafaty, Carlos Melo, Daniel Melim, Didu Losso, Erika Verzutti, Guilherme Teixeira, Jarbas Lopes, Lais Myrrha, Luca Parise, Marcos Amaro, Mario Cravo Jr, Mundano, Nuno Ramos, Renata Lucas e Sérvulo Esmeraldo.

Serviço:

A onda, a água e o mundo flutuante, individual de Gilberto Salvador

Período expositivo: até 1º de março

Curadoria: Ricardo Resende

Local: Sala 5 | Fábrica de Arte Marcos Amaro

Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu/SP

Visitação: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado, de 11h às 15h.

Meios e Processos, coletiva

Período expositivo: até 1º de março

Curadoria: Ana Carolina Ralston

Local: Salas 6 e 7 | Fábrica de Arte Marcos Amaro

Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu/SP

Visitação: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado, de 11h às 15h.

Academia de Arte – Exposição permanente

Local: FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro

Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu/SP

Visitação: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado de 11h às 15h.