Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu FAMA abre edital para artistas

Itu, por Kleber Patricio

Iniciativa tem orientação da artista Kátia Salvany e acompanhamento curatorial de Andrés I. M. Hernández. Foto: divulgação.

O Setor Educativo da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), sediada em Itu (SP), anuncia a abertura do Edital Meios e Processos 2020. São 30 vagas disponíveis para artistas interessados em ampliar seu repertório visual e conceitual. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março pelo site da instituição.

O museu oferece aos participantes uma experiência que possibilita a utilização de suportes variados e incentiva a expansão de manifestações artísticas. A iniciativa, com orientação da artista Kátia Salvany e acompanhamento curatorial de Andrés I. M. Hernández, tem como objetivo fomentar o reconhecimento, a projeção e a inserção do interior paulista no circuito da arte.

O processo seletivo envolverá doze encontros na FAMA, realizados quinzenalmente, aos sábados, nos períodos de abril a junho e de agosto a outubro de 2020. O grupo acompanhará a programação da instituição e participará dos encontros e palestras com os artistas do acervo da fundação. “Pretende-se possibilitar o aprofundamento na experimentação em arte dentro de um contexto de produção e reflexão, alinhados com a arte contemporânea. O foco no artista e em seus processos de criação coincide com o desejo do Educativo FAMA de gerar espaços de compartilhamento de saberes tendo em vista a aproximação com metodologias e práticas poéticas de criação”, declara Marcos Amaro, fundador do museu.

Sobre o Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA

O espaço de 25 mil metros quadrados em Itu (SP), onde, no século XX, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região, abriga hoje o museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro. São quase 1,3 mil obras no acervo, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Aleijadinho, Carmela Gross, Cildo Meireles, Nelson Leirner e Tunga. No museu são realizados ateliês, ocupações, salas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

Serviço:

Edital Meios e Processos

Período de inscrição: até 10 de março

Valor da inscrição: R$50,00

Link para inscrição: http://famamuseu.org/2020/edital/

Orientação: Kátia Salvany

Acompanhamento curatorial: Andrés I. M. Hernández

Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA

Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu/SP.

Visitação: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado, de 11h às 15h

Entrada gratuita

http://famamuseu.org/

http://www.instagram.com/famamuseu/.