Começaram neste mês os trabalhos de preparação da edição histórica que marcará os 25 anos da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Com início previsto para o final de abril ou início de maio, o evento deste ano terá como cenário o antigo prédio do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas), fechado desde 2014 por falta de condições de uso, reforçando a política da Campinas Decor de recuperar imóveis do patrimônio público.
Desde dezembro do ano passado já foram iniciadas diversas melhorias estruturais no prédio datado do início do século 20 e projetado por Ramos de Azevedo, localizado na Rua Culto à Ciência, na região central da cidade. Após a reconstrução das redes hidráulica e elétrica e recuperação de telhados e paredes, o imóvel estará apto para que os expositores possam iniciar as obras de preparação dos cerca de 65 espaços internos e externos. Os expositores poderão soltar a criatividade em diversas salas, suítes, banheiros e terraços, além de jardins e espaços comerciais e de uso dos visitantes, mostrando as tendências e o que há de mais moderno em artigos para decoração e construção, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo. São ambientes amplos e com pé direito alto, que possibilitarão aos profissionais desenvolverem seus projetos com muita liberdade criativa.
Além da organização e dos arquitetos, decoradores e paisagistas que participam do evento como expositores, o trabalho de conservação do prédio e preparação da mostra envolve um verdadeiro exército de profissionais, como pedreiros, pintores, marceneiros e eletricistas, entre outros. Em horários de pico, o cenário de uma Campinas Decor chega a concentrar cerca de 500 pessoas trabalhando ao mesmo tempo – no total, a mostra irá gerar cerca de 1.500 empregos durante a fase de preparação e outros 100 durante seu funcionamento. “Os profissionais participantes terão a oportunidade de integrar um projeto histórico, que além de marcar os 25 anos da Campinas Decor, irá recuperar e devolver para a cidade de Campinas este importante prédio, que poderá voltar a abrigar o Cotuca”, explica a diretora da mostra, Sueli Cardoso. “Além disso, as características do imóvel, como o pé direito alto e os grandes espaços, fazem com que este seja o cenário perfeito para os profissionais soltarem a criatividade e mostrarem seus estilos de trabalho para os visitantes”, acrescenta Sueli.
O time de expositores, que começou a ser formado no final do ano passado, traz os principais nomes do setor em Campinas e região (confira abaixo a relação). Podem participar tanto profissionais com experiência no mercado quanto recém-formados, que se encaixam na categoria Novos Talentos, com até três anos de formados. A edição 2020 também já conta com uma robusta lista de patrocinadores, apoiadores e fornecedores oficiais: MRV, Suvinil, Engetax, Deca, Leo Sob Medida, Guardian Glass e Cyber Glass, Hunter Douglas, C&C Casa e Construção, D&D Shopping, TecPrag, MBM Negócios, Kosten-Haus e Portobello Shop. “Além de termos renovado o contrato com diversos patrocinadores e apoiadores de peso que há anos participam da Campinas Decor, conseguimos para 2020 o apoio de diversos nomes importantes, que darão ainda mais força e representatividade ao nosso evento”, acrescenta Sueli.
Recuperação do patrimônio público
A realização da edição 2020 da Campinas Decor no Cotuca será possível graças a um convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.
Construído no início do século 20 e localizado no número 177 da Rua Culto à Ciência, no bairro Botafogo, região central da cidade, o complexo do Edifício “Bento Quirino” foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e de 1967 a 2014 abrigou o colégio. Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851 1928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos.
O Cotuca vem funcionando em imóvel alugado no bairro Taquaral desde agosto de 2014, devido à interdição em fevereiro do mesmo ano do prédio doado pelo abolicionista Bento Quirino dos Santos, com breve interim das atividades no campus da Unicamp em Barão Geraldo. Após a realização da mostra e o trabalho de recuperação que será executado pela organização, expositores, patrocinadores e fornecedores, o colégio voltará a funcionar no local e a expectativa é de que isso aconteça já em agosto de 2020.
A Campinas Decor 2020 será a nona edição da mostra a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a terceira em parceria com a Unicamp. A primeira dobradinha com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social. Em 2018, o evento recuperou as edificações da Fazenda Argentina, adquirida pela universidade para fins de expansão e que após a reforma passou a ser utilizado pela universidade para a instalação do escritório de sua agência de inovação e de empresas startups.
Além dos prédios citados, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011), a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016) e, em 2019, o prédio famoso por ter abrigado o antigo Colégio Ateneu, pertencente à prefeitura, que passará a ser ocupado pela Secretaria de Educação do município.
Contabilizando os investimentos realizados em 2019, no total já foram investidos cerca de R$25,5 milhões em benfeitorias nesses prédios, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. As obras realizadas propiciaram a realização de inúmeras atividades nesses locais, sempre em benefício da população.
Conheça os ambientes e expositores da Campinas Decor 2020:
Ambiente Expositor
Espaço do Patrocinador Guardian Fabricia Pellizzon/Fernando Pellizzon
Paisagismo da Fachada Juliano Zanella
Hall Acolhedor Suzy Yamaguchi
Living Roberta Kassouf
Home Theater Patricia Moreno
Contando a História Fernando Arrivabene
Jantar em Paris Guacira Bonafé/Gabrielle Bonganha
Cozinha com Aromas da Toscana Bruna Barbieri/Andrea Ottoni
Tudo em Família Alessandro Oliveira/Wellington Gaspar/Fernanda Valle
Sala de Banho Maycon Flamarion/Daniella Antunes
Estar Íntimo Daniele D’Ambrosio/Cátia Furlan
Refúgio do Casal Rita Diniz/Patricia Diniz
Suíte dos Filhos Anderson Leite
Suíte da Filha Emanuela Morais/Ariane Sayao
Quarto dos Hóspedes Janaina Ramalho
Dream Casa Elaine Carvalho
ParaTi Beto Tozi
Simples Assim Bruna Vilela/Ana Michelle Betti/Victoria Barboni
Conceito H Mariana Oliveira
Casa de Campo Kátia El Badouy
Espaço Cult Mariana Niiya/Fabricio Barros
Bem estar Vintage Célia Rossi/Ariane Giliotti
Alma de Viajante Bia Ferrari
Caminho dos Sonhos Marcelo Camargo
Conexão Vani Mazoni
Loft da Diversidade André Zimmerman
Welcome to Las Vegas Eliane Cardoso
Recanto da Escritora Andrea Barroso
Organic Style Barbara di Monaco/Solange Tannuri/Izilda Moraes
Toalete Despojado Renato Forti
O Mínimo é o Máximo Alana Padovani/José Guilherme Cruz
Conectividade Caique Ferreira/Karina Rezende
Gabinete do Investidor Marina Zanatto
Café Decor Mariela Klann
Arquitetando em Nova Iorque Adriana Consulin
Loja do Bem Diogo Furquim/Marcelo Nascimento Lima
Studio da Digital Influencer Jojô Carvalho/Maria Gabriela Linares
Escritório da Designer Josiane Emidio/Claudia Silva
Espaço Gourmet Sueli Cardoso
Estado Zen Valquiria Castilho
SPA dos Sonhos Ludmila Manita/Milena Sande
Terraço do Restaurante Thais Santos
Loja Objetos Stella Buratto/Giuliano Carvalho
Meu Estilo Alice Sturari
Morada Brasileira Gustavo Pigatto.