Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto promove inclusão de refugiados venezuelanos no mercado de trabalho brasileiro

Brasil, por Kleber Patricio

Fotos: World Vision.

Em 2018, a América Latina vivia o ápice da crise migratória que afetava a Venezuela – um êxodo maciço da população venezuelana cruzava as cidades fronteiriças fugindo da pobreza, da falta de serviços públicos e da escassez de bens de primeira necessidade. Os países vizinhos começavam a sofrer os reflexos de um dos maiores êxodos da região. De lá para cá, pouca coisa mudou e o cenário da migração continua crescente e desafiador.

A maior operação da ONG Visão Mundial Brasil em resposta à emergência da crise migratória foi iniciada em setembro de 2019. Na ocasião, a organização assinou um contrato com o Bureau of Population, Refugees, and Migration (PRM) para executar o projeto Protecting vulnerable Venezuelans in Brazil through Livelihood Assistance (Protegendo venezuelanos vulneráveis no Brasil por meio de assistência à subsistência), que consiste em fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de 7.200 venezuelanos vulneráveis, entre 18 e 35 anos, que vivem nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

O projeto, financiado pelo governo dos Estados Unidos, terá duração de dois anos e uma equipe nacional de 32 colaboradores, que irão trabalhar em três eixos principais: Empregabilidade, Empreendedorismo e Envolvimento do Setor Privado. Os migrantes venezuelanos inscritos no projeto serão beneficiados com orientação laboral para aumentar a renda familiar, capacitação técnica para o desenvolvimento de vistos e currículos, promoção de habilidades como aulas de língua portuguesa, treinamento vocacional e serviços de inclusão profissional no mercado de trabalho formal.

Central de atendimento em Roraima.

Daniel Pereira, gerente do Projeto PRM na Visão Mundial Brasil, conta que “os desafios desse projeto são encontrar nas cidades onde vamos trabalhar as oportunidades adequadas a esses refugiados, promovendo inclusão e diversidade no mercado de trabalho brasileiro”. Ele continua: “A importância de trabalhar o eixo da empregabilidade para refugiados e migrantes venezuelanos adultos, do ponto de vista da Visão Mundial, é que indiretamente estamos trabalhando para a proteção da criança como um todo. Fortalecendo os meios de vida das suas famílias, consequentemente, geramos um ambiente mais seguro para o desenvolvimento e proteção das crianças”.

Um dos mais importantes diferenciais do Projeto PRM é a possibilidade de mobilizar empregadores brasileiros para a contratação de migrantes venezuelanos. A Visão Mundial realizará workshops de apresentação do projeto em várias cidades do Brasil com o objetivo de sensibilizar empresários para a causa da migração e apoiá-los na criação e implementação de políticas trabalhistas para refugiados. Para isso, uma das ferramentas oferecidas pela Visão Mundial será um selo de reconhecimento e qualificação especial para as empresas que incluírem refugiados em seus quadros de funcionários.

Para Luis Corzo, gerente de Resposta Humanitária da Visão Mundial Brasil, o Projeto PRM representa a oportunidade de apoiar os venezuelanos para melhorar a condição e o acesso a oportunidades de geração de renda, alcançando assim a melhoria das condições de vida de adultos e, principalmente, das crianças que dependem dessas famílias migrantes. “Estamos ansiosos para apoiar os migrantes em maior vulnerabilidade para descobrir e melhorar suas habilidades. Isso vai gerar uma integração que não só resultará em lucro para eles, mas também, para a sociedade em que decidiram se integrar e que podem ajudar a desenvolver”, relatou Corzo.

Exercer um trabalho, além de ser um apoio financeiro, também pode ser considerado uma fonte de bem-estar e equilíbrio psicológico para todas as pessoas. Em contrapartida, nos contextos de refúgio, uma situação de desemprego pode ser agravante, sendo muito comum surgir entre os refugiados crises de ansiedade e depressão provocadas pela falta de condições de suprir as próprias necessidades ou da família, levando pessoas refugiadas a um quadro de baixa autoestima e ao isolamento social.

O Projeto financiado pelo PRM e desenvolvido pela Visão Mundial Brasil traz excelentes oportunidades para evidenciar o impacto positivo no contexto do empreendedorismo social para adultos migrantes. O resultado direto desse trabalho é aumentar a renda familiar dos venezuelanos que vivem no Brasil, mas principalmente, recuperar a dignidade de seres humanos em situação de risco extremo e devolver a cidadania a mulheres e homens refugiados que sonham com um novo lar e um futuro seguro e promissor.

Ajuda

Em março de 2018, a ONG Visão Mundial passou a atuar localmente nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, estado de Roraima, a principal porta de entrada na rota migratória para o Brasil. De acordo com a Plataforma de Coordenação para Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V), existem atualmente 224.102 venezuelanos no Brasil. Destes, 135.033 solicitaram refúgio e 104.858 têm visto temporário ou definitivo de residência no País.

Nos últimos dois anos, a Visão Mundial Brasil tem prestado assistência às famílias venezuelanas que buscam refúgio e oportunidades para reconstruir a vida graças ao apoio de importantes parceiros, como governos, igrejas, instituições e a sociedade civil. Nos projetos executados em parceria com o Unicef, por exemplo, a Visão Mundial pretende apoiar mais de 19.000 famílias, implementando e monitorando as atividades de 10 Espaços Amigáveis que beneficiam 22 mil crianças migrantes em Boa Vista, Pacaraima e Manaus.

Sobre a Visão Mundial

A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org.