Pensando nos turistas com fernweh – expressão alemã que significa ‘forte desejo de viajar e conhecer diferentes lugares’ –, o Centro de Turismo Alemão (DZT), durante este momento de isolamento social, lançou a campanha virtual Descubra a Alemanha de Casa. O principal objetivo é trazer conteúdo inspirador, empático e, ao mesmo tempo, informativo e interativo pelas redes sociais para os viajantes que certamente visitarão a Alemanha no futuro.
A campanha inclui formatos de experiência virtual de todos os 16 estados alemães. Sob a hashtag #DiscoverGermanyFromHome, a campanha também usa outras que já estão em circulação, como #staysafe, #stayathome ou #traveltomorrow. “Apesar do isolamento, permanecemos ativos. Estamos constantemente em movimento em mais de 30 canais de mídia social a fim de manter vivo o interesse no destino de viagem à Alemanha. Estabelecemos também contato direto com o cliente por meio de nossas ferramentas on-line que também nos ajudam a manter um diálogo ativo com nossos parceiros no turismo e no setor internacional de viagens”, conta a presidente do DZT, Petra Hedorfer.
Museus
Além do conteúdo pelas redes sociais oficiais do DZT, o turista também pode conhecer mais de cem museus e coleções que estão na Alemanha por meio de passeios virtuais do Google Arts & Culture. Na plataforma, é possível andar pelos corredores das galerias e ver em alta definição mais de 70 mil fotos e obras de arte de momentos e personalidades importantes para a humanidade.
Um dos lugares que permite a visita sem sair de casa é o Museu Pergamon, o mais importante da capital Berlim. Organizado em três partes – Coleção de Antiguidades Clássica, Museu do Antigo Oriente Próximo e o Museu de Arte Islâmica –, o local também abriga o imponente Altar de Pérgamo, originalmente construído no século II A.C. Encontrada no fim do século XIX, a estrutura foi reconstruída e restaurada.
Os visitantes apaixonados por arte e Munique podem conhecer a galeria de arte da cidade, a Lenbachhaus. Localizada na casa do pintor bávaro Franz von Lenbach, o museu abriga uma coleção única de obras do Blaue Reiter, grupo de pintores expressionistas fundado em 1911 que influenciou diversas vertentes da arte moderna do século XX.
Música clássica
A música clássica também tem espaço na programação digital da Alemanha. A Ópera Estatal de Berlim (Staatsoper Unter den Linden) realiza transmissão ao vivo de suas apresentações diariamente. Sob o tema Cultura nos tempos de Corona, a programação on-line segue até 29 de abril e pode ser acompanhada no site da Staatsoper.
No ano em que o alemão Beethoven completa 250 anos, o Museu Beethoven oferece um tour virtual pelas salas de exposições. Também podem ser visitados o estúdio de coleções digitais, o palco para visualização de músicas e as instalações externas. Guias de áudio podem ser adicionados às 15 imagens panorâmicas. Todas as exposições também têm zoom e são conectadas às informações no arquivo digital com um clique.
A Beethoven House Bonn apresenta um arquivo digital com manuscritos musicais exclusivos, primeiras edições, cartas e fotos da coleção e biblioteca da Beethoven House.
O Bundeskunsthalle, em Bonn, cidade natal do artista, está exibindo on-line a exposição BEETHOVEN.Welt.Bürger.Musik. A mostra fornece uma visão ampla e vívida da natureza e da obra de Ludwig van Beethoven, seus arredores e, claro, sua música.
Segundo semestre
Devido à situação atual, o DZT adiou todas as medidas de marketing planejadas para o mercado mundial, incluindo o início das campanhas German Summer Cities e #WanderlustGermany. No entanto, após as medidas tomadas para o enfrentamento da pandemia, as campanhas do DZT poderão ser reagendadas rapidamente, seguindo as diretrizes das autoridades para o setor.
Acompanhe o DZT pelas redes sociais:
https://www.facebook.com/alemanhapaisturistico
http://www.instagram.com/germanytourism/.
Sobre a DZT
O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha, com sede em Frankfurt am Main. Ela representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, ela mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações encontram-se no centro de imprensa do portal http://www.germany.travel/presse.