Neste período de isolamento social, com muitas pessoas se aventurando na cozinha, o chef da Casa Carvalho Gastronomia, Eliel Carvalho, nos traz uma ótima receita de geleia de maçã com canela para um brunch, café da manhã ou da tarde.
A maçã é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, desde a polpa até a casca. Muitas pessoas não sabem, mas ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, evita o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, previne o derrame cerebral e combate a anemia, além de diversos outros benefícios. Além disso, a canela também ajuda a controlar o diabetes, combate infecções das vias respiratórias, diminui a fadiga, melhora o estado de ânimo, ajuda na digestão e reduz o acúmulo de gordura.
Geleia de Maçã com Canela
Ingredientes:
1 kg de maçã
600 g de açúcar cristal
10 g de canela em pó
Suco de meio limão
Modo de preparo:
Corte a maçã em pequenos cubos, desprezando o cabo e as sementes e cozinhe em fogo baixo com o suco de limão até notar que a maçã se desfaz ao toque da colher.
Adicione o açúcar cristal misturado à canela em pó, mexa até dissolver os ingredientes e apure em fogo baixo até o ponto de geleia (cerca de 30 minutos).
Para saber se a geleia está chegando ao ponto correto, você pode tirar uma colher (sopa) de geleia da panela, dispor sobre um prato limpo, passar o dedo, riscando a geleia ao meio e observar: se a mistura se unir novamente, ela precisa de mais cocção; se o risco se mantiver limpo, sua geleia provavelmente estará pronta.
Envase em potes limpos e esterilizados. Caso prefira uma geleia mais lisa, bata todos os ingredientes na fase de apuração da geleia com um mixer.
Rende cerca de 3 potes de 230 g.
Importante: para esterilizar em casa, coloque um pano limpo no fundo de uma panela e disponha os vidros e tampas e cubra com água até que fiquem submersos. Ferva os vidros por 10 minutos e, então, retire-os com uma pinça da panela, dispondo de ponta cabeça sobre uma grade de metal ou plástico limpa e esterilizada. Ao evaporar a água, desvirar, envasar e tampar.
Além disso, você também pode colocar seus vidros já lavados com detergente neutro em uma assadeira e levar ao forno a 200°C por cerca de 10 minutos. Retirar, envasar e tampar com os vidros ainda quentes.
Após o envaze, é recomendado descansar os potes virados para baixo por cerca de 10 minutos para criar vácuo, fazendo a geleia durar por muito mais tempo. Pode ser consumida assim que chegar à temperatura ambiente, mas o sabor se intensifica após 2 dias do envaze.
Armazenada ao abrigo do sol e em temperatura ambiente, a geleia pode durar por cerca de 4 meses. Após aberta, deve ir para geladeira e ser consumida em até 30 dias.
Eliel Carvalho
Formado em gastronomia pelo Centro Universitário “Nossa Senhora do Patrocínio”, em Itu/SP. Recentemente deu início à Casa Carvalho Gastronomia, uma micro empresa que produz geleias artesanais e serve como laboratório pessoal para estudar a gastronomia árabe e indiana. Esses estudos se refletem em alguns dos sabores produzidos.
Instagram: @casa.carvalho.gastronomia / @uptoelliell.