Após pouco mais de um mês do início do período de isolamento social e quarentena devido à pandemia do Covid-19, a Nepomuceno Filmes irá estrear, a partir do dia 27 de abril de 2020, um combo de conteúdo inédito na internet, composto por duas séries e um curta-metragem produzidos de forma totalmente independente ao longo do mês de abril. Filmados por meio de um aparelho de telefone celular e editados em um laptop, as séries Leituras na Quarentena e Dias e Noites de Amor e de Guerra e o curta-metragem Cinco anos de solidão foram feitos na serra de Petrópolis, onde Eric Nepomuceno está confinado com a mulher e o filho.
Leituras na Quarentena é uma série de 40 programas de aproximadamente dois minutos cada, com sugestões de livros, autoras e autores para ajudar a enfrentar a solidão e o isolamento. Apresentada pelo escritor Eric Nepomuceno, que entre uma e outra dica de leitura revela histórias de amigos como Gabriel García Márquez, Cristovão Tezza, Juan Rulfo, Fernando Morais e memórias pessoais relacionadas a livros como O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles, O Quarto de Giovanni, de James Baldwin, e personagens como Mafalda e Tom Sawyer. “Ficar sozinho é uma coisa, sentir solidão é outra. Eu, por exemplo, adoro ficar sozinho. Sempre que posso, escolho essa situação. Mas não ter essa escolha é, para mim, assustador: muito diferente de me isolar, é ser isolado. Ficar isolado, sem poder ver amigas e amigos de décadas e que estão logo ali, ao alcance da mão. Pensando nisso, pensei em maneiras de combater o vazio do isolamento. E cheguei à conclusão de que ler é o melhor remédio. Ao longo de anos e anos eu disse e redigo que nenhum, nem um único livro, mudou a história do mundo. Nem mesmo a obra de ficção mais lida e traduzida na história da humanidade, a Bíblia, mudou o mundo. O que os livros podem mudar e muitíssimas vezes mudam é a nossa maneira de ver a vida e o mundo. E nos levar a tentar, então, mudar a realidade que nos rodeia ou buscar a realidade que nos foi escondida”, diz Eric Nepomuceno.
Dias e Noites de Amor e de Guerra é um conjunto de 16 programas de aproximadamente três minutos cada, com leituras da obra de Eduardo Galeano, no ano em que o escritor uruguaio completaria 80 anos, realizadas pelo seu amigo e tradutor Eric Nepomuceno.
Cinco Anos de Solidão retrata um casal em isolamento em uma cidade no interior do Rio de Janeiro, rodeado de árvores e livros, lidando com memórias e ausências durante a quarentena de abril. O curta-metragem é uma carta de amor e resistência em um tempo trágico, composto por incertezas e esperanças.
As séries seguem a mesma linguagem apresentada pela produtora carioca em consagradas séries como Sangue Latino (Canal Brasil) e longas-metragens como Lugar de Fala, exibido recentemente na mostra Première Brasil do Festival do Rio.
Locais de Exibição – Redes sociais da Nepomuceno Filmes no Instagram e Facebook e canal de Eric Nepomuceno no Youtube:
instagram.com/nepomucenofilmes
https://www.youtube.com/ericnepomucenoescritor.
Cronograma:
Leituras na Quarentena – de segunda a sexta, a partir de 27 de abril de 2020
Cinco Anos de Solidão – estreia dia 30 de abril de 2020
Dias e Noites de Amor e de Guerra – Sábados e domingos, a partir de 01 de maio de 2020.
Nepomuceno Filmes
Fundada em 2013 por Tereza Alvarez e Felipe Nepomuceno. Entre seus trabalhos estão os DVDs Atento aos Sinais Vivo (2014) e Bloco na Rua (2019), de Ney Matogrosso.
Outros trabalhos são os curtas-metragens A incrível volta ao mundo do tricolor suburbano (2013), Caetana (2014) e Estrondo (2019), exibidos nos festivais É Tudo Verdade, Festival do Rio, Curta Cinema e Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba), entre outros.
Realizou as séries Sangue Latino, Contradança, A Arte do Encontro, Janelas Abertas e 26 Poemas Hoje, exibidas no Canal Brasil.
Em 2018, estreou o longa-metragem Eduardo Galeano Vagamundo, exibido em mais de 20 festivais internacionais.
Em 2019, lançou na Mostra Geração do Festival do Rio seu segundo longa-metragem, Lugar de Fala, filmado integralmente com um aparelho de telefone celular.
O diretor Felipe Nepomuceno
Nasceu em São Paulo em 1975. Estudou na New York School of Visual Arts. Escreveu diversos livros de poesia, incluindo a antologia Mapoteca. Dirigiu e produziu mais de 30 curtas-metragens e vários DVDs de música. Criou séries para TV (Estúdio 66, Sangue Latino, Janelas Abertas, A Arte do Encontro). Em 2018, estreou seu primeiro longa-metragem, Eduardo Galeano Vagamundo. Em 2019, estreou no Festival do Rio Lugar de Fala. Visite os sites nepomucenofilmes.com e youtube.com/nepomucenofilmes.