Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra H1N1

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI.

Foto: Deuzeni Ceppolini – SCS/PMI.

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira, dia 9, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe Influenza H1N1, para imunizar pessoas com comorbidades e demais profissionais saúde. A secretaria imunizou 27.706 pessoas, entre idosos, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, até o dia 5 maio, última prévia divulgada da campanha, que será encerrada dia 20 de maio.

A assessora da Secretaria de Saúde Graziela Garcia solicita que as gestantes que procurem as Unidades de Saúde para tomar a vacina. “No estágio gestacional, a mulher fica vulnerável e por isso está no grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde e é preciso se prevenir. Outro grupo que precisa tomar vacina são as crianças menores de cinco anos. É preciso que pais e responsáveis levem os menores aos postos para receberem a dose da vacina contra a Influenza H1N1”.

Foram vacinadas 27.706 pessoas, sendo 8.371 crianças (cobertura de 66,05%), 1.281 trabalhadores de saúde que atuam em pronto atendimento público e privado (27,70%), 1.109 gestantes (47,39%), 272 puérperas (70,65%) e 16.679 idosos maiores de 60 anos (76,83%), com cobertura total de 66,39%.

A partir do dia 9 serão vacinados os outros profissionais de saúde que trabalham em outros locais, como ambulatórios de especialidades, clínicas e consultórios: médicos, enfermeiros e equipe de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), biólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos e auxiliares de odontologia, psicólogos e terapeutas ocupacionais (poderão ser identificados através da Carteira do Conselho ou crachá).

Prevenção

A secretaria mais uma vez alertou que o primeiro passo para evitar a gripe é a prevenção. Além da vacina, é importante ter uma dieta saudável, deixar os ambientes arejados, lavar as mãos com agua e sabão, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e não sair de casa se estiver doente. Se tiver sintomas de gripe, guarde uma distância de pelo menos um metro quando falar com outra pessoas. Evite cumprimentar com abraços, beijos e apertos, beijos ou mão. É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe. A preocupação maior é que a doença tem levado pessoas a óbito. Os sintomas são falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de pressão.

A Secretaria de Saúde alerta se tiver os sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave procure o seu médico ou a unidade de saúde ou hospital mais próximo.

Indaiatuba tem um óbito confirmado H1N1 – masculino, 81 anos.  No total, 26 casos notificados, um descartado, um positivo de H1N1 de Itu, um óbito aguardando resultado – feminino 57 anos, sete casos positivos de laboratório particular e o restante aguardando resultado.