O Centro Cultural Banco do Brasil dá continuidade a suas ações digitais com o lançamento do #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A partir da primeira semana de junho, o público acompanhará, no site www.ccbbeducativo.com e nas redes sociais dos CCBBs, uma programação inédita com atividades gratuitas que poderão ser experimentadas de dentro de casa e compartilhadas com toda a família.
O objetivo do CCBB – que suspendeu temporariamente as atividades presenciais em suas quatro unidades (Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP) em março deste ano – é continuar proporcionando cultura, arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais, com a característica de não haver restrições geográficas, já que as atividades oferecidas nesse formato podem ser acessadas em qualquer parte do Brasil e do mundo. “O #CCBBEducativoEmCasa é um projeto cultural 100% digital que faz parte do movimento #CCBBemCasa, um conjunto de ações virtuais iniciadas quando os CCBBs fecharam suas portas físicas como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus”, explica Paulo Bouças, gerente executivo da Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
Entre as novidades está o Historietas, ação que promove contação de histórias e possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é o Família Mobília, livro de estreia da artista Tatiana Blass que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência. Nela, cada mobiliário apresenta sua personalidade além de brincar com situações familiares, como a TV que quer ser o centro das atenções, o sofá que vive cochilando, a estante que gosta de contar histórias e a paixão da mesa de jantar pela toalha de mesa. O Historietas conta com artistas convidados como Denilson Baniwa, Gisela Motta, Guilherme Teixeira, Gustavo Gaivota, Leo Ladeira, Lia Chia, Tatiana Blass e o grupo Giramundo, entre outros.
Outra leitura será do livro O Espia das Montanhas, da autora Ana Carolina Neves, que conta a história de Zinho, um homem que, ao perder a visão, passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição e tato – antes de partir com sua irmã em busca de um milagreiro.
Ainda na programação infantil, o Lugar de Criação propõe, semanalmente, atividades que visam engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos. As atividades são conduzidas pela equipe do JA.CA Centro de Arte e Tecnologia.
Já para os adultos, em especial educadores e artistas, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta um recorte especial do curso Transversalidades, que tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. A seleção resgata a ação Arte indígena contemporânea, realizada no CCBB Rio de Janeiro, em 2018, sob a batuta do artista Denilson Baniwa – pertencente ao povo indígena Baniwa, da região noroeste da Amazônia.
Também reapresenta a ação Questão de Gosto, realizada ano passado no CCBB Belo Horizonte, por Carolina Figueira, historiadora da alimentação, que reflete sobre como, ao longo da história, os elementos culturais se constroem a partir de repertórios do ponto de vista alimentar. Os cursos são aplicados por profissionais convidados de diversas áreas e contam com intérprete de Libras.
A partir de vídeos do #TBTEmCasa será possível revisitar exposições que deixaram saudades no Com a Palavra, ação que promove visitas mediadas às exposições do CCBB conduzidas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos com o intuito de apresentar, a partir de outros campos do conhecimento, múltiplos olhares e modos de conhecer e de se relacionar com a arte. Nestas quintas-feiras de boas lembranças, o público terá a oportunidade de explorar a exposição 100 anos de Athos Bulcão, com visita realizada em 2018 e conduzida pelo artista plástico Alexandre Mancini, na capital mineira, bem como poderá (re)visitar a exposição Paul Klee Equilíbrio Instável, realizada ano passado em São Paulo, que recebeu a historiadora e curadora Fernanda Pitta para uma conversa sobre a mostra.
Para deixar a programação digital ainda mais especial, o #CCBBeducativoEmCasa vai oferecer Visitas Mediadas por quatro exposições em cartaz – porém, com acesso presencial temporariamente suspenso – nas unidades do CCBB: Vaivém, em Belo Horizonte; Linhas da Vida – ChiharuShiota, de Brasília; Ivan Serpa – A Expressão do Concreto, do Rio de Janeiro e Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade, de São Paulo.
O público poderá conhecer, ainda, por meio das Visitas Patrimoniais, a história do Banco do Brasil e do CCBB e viajar, virtualmente, para as cidades onde os Centros estão localizados. “Nesse momento em que os eventos presenciais no CCBB estão suspensos, o #CCBBeducativoEmCasa é uma janela virtual de arte e educação aberta para a conexão entre a cultura e o processo educativo de crianças, jovens e suas famílias”, ressalta Claudio Mattos, gerente geral do CCBB São Paulo.
Além de todos os conteúdos listados, o #CCBBeducativoEmCasa promoverá uma série de webinários e disponibilizará artigos sobre arte-educação elaborados por convidados e especialistas da área. As agendas de atividades serão divulgadas semanalmente e terão transmissão pelo Instagram, Facebook e Youtube de cada unidade do CCBB.
Vale ressaltar que várias atividades da programação do #CCBBeducativoEmCasa estarão acessíveis em Libras. Mais informações e outros conteúdos também estão reunidos no Arquivo Vivo do site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação.
Sobre o programa CCBB Educativo – Arte e Educação
As ações do programa CCBB Educativo – Arte e Educação, desenvolvido pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia nos quatro CCBBs de 2018 a abril de 2020, estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não governamentais. O #CCBBeducativoEmCasa surge como um desdobramento desse mesmo conceito e inicia uma nova abordagem que deverá ser uma referência para a atuação em arte-educação a partir de agora.
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil
#CCBBeducativoEmCasa
Acesso às ações e links das atividades:
http://www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs
#CCBBemCasa
Acesso às ações e links das atividades:
www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs.