Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Moacyr Luz lança série documental produzida em tempos de isolamento

Brasil, por Kleber Patricio

Primeira temporada de “O Segredo da Música” terá cinco episódios revelando histórias curiosas das composições, narradas pelo próprio sambista. Crédito da foto: divulgação.

Moacyr Luz é um artista inquieto. O cantor e compositor de 62 anos, 15 deles à frente do Samba do Trabalhador, precisava ir além das lives durante o confinamento. Encarou então um novo desafio: aproveitar o tempo em casa para registrar histórias inéditas sobre o processo de criação com seus diversos parceiros. Assim surgiu a série O Segredo da Música, idealizada pela Lupa Comunicação com direção de fotografia de Marluci Martins. O primeiro de cinco episódios já está disponível no canal de Moa no Youtube: www.youtube.com/MoacyrLuzOficial. Segundo Luz, “Um compositor faz música pelo talento umbilical. Ele precisa compor, precisa criar. Vértebras de ideias confundem o texto, efeitos do isolamento. Eu precisava de mais”.

Logo na estreia, o bamba apresenta uma história com um de seus maiores amigos e parceiro em mais de 100 músicas: Aldir Blanc, morto recentemente em decorrência da Covid-19. No vídeo, Moacyr conta que, durante uma viagem a Búzios, Aldir e ele foram convidados para uma peixada na praia. Avesso a temperos, Aldir não aceitou. Quando o peixe foi servido, feito na brasa, era só com sal grosso. Depois de se divertirem com o fato, a dupla compôs Meu tempero é sal, gravada por Moa no disco Vitória de ilusão, de 1995.

Com roteiro de Moacyr Luz e arte e edição de Carlos Nem, a série promete levar fãs e recém-chegados a um mergulho pelos bastidores da criação do artista e sua relação com os principais parceiros. Os próximos episódios serão lançados semanalmente no canal do compositor.

Serviço:

Redes Sociais Moacyr Luz

Youtube – http://www.youtube.com/user/MoacyrLuzOficial

Instagram – http://www.instagram.com/moaluz/

Facebook – http://www.facebook.com/MoacyrLuzOficial.