A MTV e a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) acabam de anunciar a realização do MTV Especial #JuntosADistância, iniciativa que tem como objetivo entreter e unir as pessoas, mesmo que à distância, compartilhar mensagens de apoio e alegria através da música, homenagear profissionais de saúde e, principalmente, apoiar as ações de MSF no combate ao novo coronavírus .
Com curadoria especial da MTV, Anavitória, Anitta, Duda Beat, Emicida, Gilberto Gil, Jota Quest, Manu Gavassi, MC Rebecca, Melim, Paulo Miklos, Sofi Tukker, Tati Zaqui e Vitor Kley são nomes confirmados para apresentações inéditas, gravadas pelos próprios artistas na segurança de suas casas, onde cada um exerceu, além do papel de cantor, também o de diretor, produtor, câmera, contrarregra, figurinista e maquiador, dentre outros profissionais. Novas apresentações de artistas serão comunicadas em breve.
MTV Especial #JuntosADistância acontece, em 18 de junho (o horário será anunciado em breve) e será transmitido nos canais oficiais da MTV no Youtube e Facebook. No linear, MTV, Comedy Central e Paramount Network transmitem, simultaneamente, o especial inédito. “Estamos todos passando por um momento muito difícil e oferecer um especial dessa grandiosidade à nossa audiência mostra o compromisso que a MTV tem com o público. Além disso, a ação fica mais rica quando temos a possibilidade de sermos parceiros de Médicos Sem Fronteiras, tendo a chance de ajudar e homenagear os profissionais de saúde, tão essenciais nesses tempos difíceis”, comenta Tiago Worcman, Vice-Presidente Sênior de Música e Entretenimento da ViacomCBS América Latina.
COMO DOAR?
Acessando o site, que permanecerá na tela durante toda a exibição do especial, a audiência será convidada a ajudar com doações 100% destinadas às ações realizadas em combate ao novo coronavírus por Médicos Sem Fronteiras, que está combatendo a pandemia na América Latina e em mais de 70 países ao redor do mundo. “Estamos muito felizes por fazer parte desta iniciativa. A música tem o poder de unir as pessoas e despertar a solidariedade neste momento em que é crucial que cuidemos uns dos outros”, afirmou Leanne Neale, diretora de captação de recursos de MSF-Brasil. “MSF busca exatamente esse tipo de envolvimento do público, que, por meio de suas contribuições, permite que demos continuidade ao nosso trabalho na linha de frente do combate à Covid-19”.
SOBRE A INICIATIVA GLOBAL #JUNTOSADISTÂNCIA
Em março, as marcas de música e entretenimento da ViacomCBS, MTV, Comedy Central e Paramount Network lançaram a iniciativa global #JuntosADistância com o objetivo de educar, conscientizar, transmitir mensagens positivas e unir pessoas por meio de experiências de entretenimento por toda América Latina em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus. Entre as ações, Acústico MTV em Casa, maratona das principais atrações dos canais, lives com artistas, produção remota de novos programas e a transmissão do show One World: Together at Home, que teve curadoria de Lady Gaga.
A ViacomCBS Networks Americas, unidade da ViacomCBS Inc. (NASDAQ: VIAC), é formada por muitas das marcas de entretenimento mais emblemáticas do mundo. Seu portfólio na América Latina e no Canadá inclui MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Network, Telefe e Vidcon. O portfólio também abrange a Tr3s, uma rede de cabo hispânica nos EUA. A ViacomCBS Networks Americas também contempla os estúdios Viacom International Studios, Viacom Digital Studios International e detém uma participação majoritária do coletivo Porta dos Fundos, principal criador de conteúdo de comédia no Brasil e Backdoor voltado ao público de língua espanhola. Os negócios multiplataforma da empresa incluem PlutoTV, Noggin e Paramount+; os aplicativos Nick Play, Mi Telefe e Telefe Noticias e os produtos sob demanda Nick First e My Nick Jr., além de vários sites.
A MTV Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa etária de 15 e 30 anos – quase metade da audiência do canal é formada por pessoas de 18 a 34 anos. A MTV é top of mind dos jovens brasileiros: reúne programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Só no Brasil, são mais de 15 milhões de domicílios assinantes, com potencial de impacto de aproximadamente 47 milhões de pessoas. A marca MTV está presente em várias plataformas digitais: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Spotify, Snapchat e Rede Music. Fazem parte da grade de programação do canal produções locais como o reality De Férias com o Ex Brasil, o MTV Hits que traz as novidades do mundo da música – além de reality shows, séries e animações internacionais. Produção original brasileira, o reality Adotada foi indicado ao Emmy Internacional® 2016 na categoria Programa de Entretenimento Não Roteirizado. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da ViacomCBS International, como Geordie Shore e Just Tattoo Of Us, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, como o MTV MIAW, é um dos objetivos da MTV. Desde agosto de 2018, o canal MTV Live HD estreou no país com exclusividade na operadora de TV Claro, complementando o portfólio da ViacomCBS na região.
O que é MSF?
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização internacional médico-humanitária que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. MSF é imparcial, neutra e independente, a organização oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política. Médicos Sem Fronteiras não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando atuar com base na sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Essa independência de ação é garantida por sua independência financeira, já que, de todo o financiamento de MSF, 96% é proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.
MSF em emergências
Médicos Sem Fronteiras é uma organização preparada para uma rápida intervenção em emergências e com a capacidade de reagir imediatamente a possíveis mudanças imprevistas nos cenários. São quase 50 anos levando cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. MSF tem uma vasta experiência no combate à epidemias. Em 2014, MSF foi uma das únicas organizações a ter capacidade para responder à epidemia de Ebola na África Ocidental, tratando aproximadamente 10.000 pacientes em suas instalações e empregando mais de 4.000 profissionais. Por esse motivo, MSF foi convidada a testemunhar no Conselho de Segurança da ONU. Em 2003, MSF agiu contra o vírus da SARS em dois hospitais na China. Décadas atrás, trabalhou com as constantes epidemias de sarampo no mundo. Em 2019 enfrentou o pior surto nos últimos dez anos na República Democrática do Congo, com quase 310 mil casos em apenas um ano. Trabalhar em emergências está no DNA de MSF, é a sua razão de existir.
MSF contra a Covid-19
A organização Médicos Sem Fronteiras trabalha 24 horas por dia para responder à pandemia de Covid-19 em mais de 70 países. Desde o início da pandemia, a resposta de MSF se concentrou em três eixos principais: apoiar as autoridades de saúde na prestação de cuidados aos pacientes com o novo coronavírus, proteger as pessoas vulneráveis e em risco e manter os serviços médicos essenciais em funcionamento. A resposta de MSF é guiada exclusivamente pela percepção das necessidades mais agudas de cada região e sua capacidade de responder às necessidades médicas em meio à pandemia, que levou ao colapso mesmo o sistema de saúde de países desenvolvidos. As atividades de MSF no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima e Amazonas) são voltadas, principalmente, para pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, indígenas, usuários de drogas e idosos. Essa população, que já se encontrava em estado de grande vulnerabilidade mesmo antes da pandemia, enfrenta agora uma situação ainda mais grave.
Serviço:
MTV Especial #JUNTOSADISTÂNCIA
Estreia: quinta-feira, 18 de junho, nos canais oficiais da MTV no Youtube e Facebook – MTV, Comedy Central e Paramount Network contarão com transmissão simultânea nos respectivos canais lineares.