Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Levantamento aponta que 83% dos prédios de São Paulo estão com caixas d’água comprometidas

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: divulgação/Grupo Oceano.

Consideradas fundamentais para o bom funcionamento e harmonia de uma residência, as caixas d’água costumam causar problemas aos proprietários quando não se apresentam em condições ideais. Em São Paulo, por exemplo, 83% dos prédios estão com as caixas comprometidas e sem a manutenção adequada. Os dados foram coletados desde 2015 pelo grupo Oceano, empresa especializada nos serviços de limpeza e revitalização de caixas d’agua na capital paulista.

Entre as principais consequências da falta de cuidado com esse dispositivo tão essencial para a preservação da qualidade da água em casas e apartamentos está o aumento da possibilidade de proliferação de doenças – Dengue, Hepatite A, Esquistossomose, Leptospirose e Gastroenterites infecciosas como o Cólera são algumas das patologias que podem ser causadas a partir da ingestão de água contaminada.

A OMS, Organização Mundial da Saúde, inclusive, reforça esse cenário – segundo pesquisas, 80% das doenças no mundo estão ligadas ao consumo de água infectada ou por alimentos lavados com ela. A existência de trincas e vazamentos gerados pelo conteúdo das caixas d’água e a presença de estruturas mal impermeabilizadas são consideradas as principais causas que impedem a manutenção de uma água de qualidade para as residências.