A pandemia tem se colocado como um agente constante de reflexão sobre a nossa vida, as nossas atitudes e o que a gente oferece ao universo para receber em troca. Para facilitar essa análise, a organização social Embaixadores da Prevenção tem se amparado na resiliência para ressignificar os próprios hábitos e daqueles que a seguem. Com as atividades presenciais paralisadas desde março, a ONG encontrou na web uma nova maneira de disseminar virtudes. Desde então, os atores do projeto têm adaptado as peças teatrais para um formato novo, inspirado em um quadro do extinto programa Rá-Tim-Bum: a contação de história.
As duas primeiras produções abordam as virtudes da determinação e humanidade; no vídeo liberado na última segunda-feira, 13, a virtude trabalhada é a sabedoria, a partir da peça A Rainha Sábia. “O espetáculo narra a difícil tarefa de uma rainha que precisa escolher o sucessor para um cargo na administração real. Para alcançar a melhor pessoa, a rainha seleciona três candidatos, que precisam usar a sabedoria para encontrar uma maneira de fazer florescer algumas sementes. O que eles não sabem, porém, é que as tais sementes são improdutivas. A partir disso, cada candidato toma uma atitude para sagrar-se vitorioso na disputa, colocando à prova sua honestidade, ética e integridade”, comenta Eduardo Virgílio, coordenador cultural do projeto.
Baseada no livro E se eu Errar, escrito por Sandra Sahd, a contação de história pode ser assistida pelo Facebook, Instagram e YouTube. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Bradesco e produção da Cacho de Ideias.
Serviço • Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 • 03 • A Rainha Sábia • Disponível em: https://bit.ly/pumdv2020-a-rainha.
Sobre a Embaixadores da Prevenção
Idealizada por Sandra Sahd em 2011, a organização social foi fundada em Campinas no ano seguinte com o objetivo de contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor, estimulada pelas atividades e projetos artístico-educacionais que despertam e difundem o tema das virtudes no ser humano. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Desde sua fundação, mais de 15 mil pessoas – entre crianças e adultos – já foram atendidas em suas atividades. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse www.embaixadoresdaprevencao.com.br.