Em 2020, o projeto Metso Cultural – 14ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba completa 15 anos. Patrocinado pela empresa Metso, o projeto revolucionou a cultura na região de Sorocaba. Desde 2005, foram mais de 230 apresentações de música instrumental, clássica, jazz, teatro e exposições, além das variadas oficinas de música, sendo todas as atividades gratuitas. Devido aos desdobramentos da Covid-19, neste ano não será possível realizar as atividades programadas. No entanto, como uma maneira de manter as atividades culturais, o projeto porpõe a programação das palestras online.
De julho a outubro, serão 4 palestras gratuitas, via plataforma Zoom, com Elisa Lucinda, Rita von Hunty, Gil Assis e Sergio Molina, com temas diferenciados e grandes personalidades convidadas a expor os diversos assuntos.
Para participar das aulas online, basta fazer a inscrição diretamente pelo Whatsapp da MdA International, no número (15) 3211-1360, e receber as informações de acesso. Para cada aula que desejar participar, será necessário fazer a inscrição. As vagas são limitadas.
A Temporada tem produção da MdA International e direção artística de Marco de Almeida, patrocínio da Metso, copatrocínio da empresa CaseIH e Banco CNHi e apoio da Case Construction e Unimed Sorocaba.
Dia: 22 de julho, quarta-feira
Palestra Online Música e Poesia
Palestrante: Elisa Lucinda
Horário: 19h00
Via Plataforma Zoom
Inscrições gratuitas: Whatsapp (15) 3211-1360 MdA International
Nesta abordagem, a artista faz um mergulho na força da palavra como arte, como fundadora da paz e, ao mesmo tempo, a expressão mais cotidiana entre os humanos. É a palavra que nos difere dos outros animais. Com ela casamos, aceitamos, recusamos, lutamos, magoamos, amamos, pedimos, acolhemos. Então, Elisa Lucinda faz essa defesa da palavra em todas as suas possibilidades e de como seu trabalho é ressaltar a poesia delas “seja no palco, seja dentro de uma sala de aula, seja na música ou na poesia pura”.
Elisa Lucinda é poeta, atriz, jornalista, professora e cantora. Nasceu ao meio dia, de um domingo de Carnaval, na cidade de Vitória do Espírito Santo, em dia de Yemanjá. É uma das autoras que mais vendem no Brasil. Seus livros, em sucessivas edições, percorrem o país sendo lidos, interpretados e encenados, enquanto seu nome figura dando títulos a bibliotecas e outros espaços de leitura.