Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ator do grupo Parlapatões sobe ao palco do Teatro Sérgio Cardoso com a plateia vazia

São Paulo, por Kleber Patricio

Crédito das fotos: divulgação.

Raul Barreto, ator, palhaço e um dos fundadores do grupo Parlapatões, é o convidado do terceiro episódio da série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos. A exibição será transmitida na próxima sexta-feira, 24 de julho, às 21h, pela plataforma Cultura Em Casa (http://www.culturaemcasa.com.br), criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte. A série, lançada no último dia 10 e que registrou mais de mil visualizações em seu primeiro episódio, faz parte da comemoração de aniversário do Teatro Sérgio Cardoso, um dos principais teatros de São Paulo, que completa quatro décadas em outubro deste ano. Assim como todos os equipamentos culturais, o Sérgio Cardoso continua fechado devido ao isolamento social.

Mas a arte não pode parar. E pensando em disponibilizar cultura e entretenimento, de qualidade, gratuitamente, ao maior número de pessoas, toda sexta-feira, às 21h será veiculada apresentação de artistas que gravaram especiais no Teatro Sérgio Cardoso sem plateia. “Nosso objetivo é que o conteúdo cultural disponibilizado na plataforma seja amplo e diverso. E que também possibilite experiências inéditas para os protagonistas da cultura e arte”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

“A cabeça estava lotada de muitas memórias vividas naquele espaço. Mas foi minha primeira e única apresentação nesses mais de 100 dias confinado, o que me causou um tremendo bem estar”, conta o ator.

Compositores, músicos, cantores e atores foram convidados a se apresentar no teatro vazio. Uma experiência única para cada um deles e também para quem acompanhar a série na plataforma #CulturaEmCasa. A primeira temporada do Teatro Sérgio Cardoso 40 anos, composta por cinco episódios, estreou com apresentação de Ana Cañas. Neste episódio de estreia, a plataforma #CulturaEmCasa registrou mais de mil visualizações. O pianista Vitor Araújo foi o convidado do segundo episódio. Os próximos artistas a se apresentarem são Raul Barreto, Simoninha e Lara Córdulla. Sozinhos, no palco, eles também trazem reflexões sobre o início de carreira, a relação com as artes, o processo criativo e o novo momento provocado pela pandemia. Raul Barreto diz que foi uma experiência única gravar as cenas de costas para uma plateia vazia. “A cabeça estava lotada de muitas memórias vividas naquele espaço. Mas foi minha primeira e única apresentação nesses mais de 100 dias confinado, o que me causou um tremendo bem estar”, conta o ator.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado Sérgio Cardoso em Prosa e Verso. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça Rasga Coração, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.

Serviço:

Série Teatro Sérgio Cardoso 40 Anos – Raul Barreto

24 de julho às 21h

Site: www.culturaemcasa.com.br.

Redes sociais:

http://www.facebook.com/culturaemcasasp/

http://www.instragram.com/culturaemcasasp/

http://twitter.com/culturaemcasasp.