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Cardápio digital, reserva antecipada, máscara, distanciamento de mesas – a nova rotina de restaurantes e bares na retomada

Região Metropolitana de Campinas, por Kleber Patricio

O Le Triskell Bistrô, em Indaiatuba. Fotos:divulgação.

A região de Campinas foi a mais penalizada com as medidas de quarentena no Brasil adotadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Ao reabrirem suas portas neste sábado (8), exatos 139 dias depois da primeira quarentena, no dia 23 de março, os restaurantes e bares receberão os clientes com uma série de novidades. Elas vão do cardápio digital, reserva antecipada, uso obrigatório de máscara para entrar nos estabelecimentos, distanciamento de até dois metros entre as mesas e adoção de protocolos de medidas para garantir a segurança do público.

A maioria dos bares e restaurantes da RMC vem se preparando há meses para uma retomada segura, com apoio de um protocolo com 23 páginas elaborado Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC). São medidas e boas práticas de saúde que os estabelecimentos devem adotar para reabertura gradual dos estabelecimentos, com total segurança para os clientes, alinhadas com as melhores práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades em saúde nacionais e internacionais.

Além da cartilha da entidade do setor, o Dom Brejas Brew PUB, de Campinas, implementou medidas adicionais, segundo o proprietário Dino Ramos. Além dos cardápios laminados, com higienização constante, a casa adotará um cardápio digital, disponível no celular, evitando qualquer tipo de contato. Copos de vidro, pratos, talheres e embalagens serão substituídos por materiais descartáveis, os clientes receberão luvas plásticas, o material será entregue embalado a vácuo na mesa e cada mesa também contará com frascos de álcool em gel.

Outra mudança estará nos banheiros. Para evitar aglomeração, será aplicado um sistema de senhas, a ser distribuída na entrada. Uma faxineira também fará a limpeza do local com maior frequência.

Pátio do Vila Paraíso, em Campinas.

O Restaurante Vila Paraíso, no Distrito de Sousas, além do espaçamento entre as mesas, vai incentivar a reserva antecipada pelos clientes. “É uma medida que pode ajudar a eliminar filas de espera e aglomerações”, explica a gerente de Marketing Fernanda Barreira. Segundo Fernanda, o restaurante vai operar com o limite permitido de 40% da capacidade, mas lembra que uma das vantagens é que a casa está localizada em uma área verde e conta com grande espaço ao ar livre. Nesta fase, lembra, a área infantil permanecerá fechada.

Para o proprietário do Le Triskell Bistrô, em Indaiatuba, Gilles Mourier, o momento é de esperança. “Por mais que este tenha sido um período muito sofrido, de muita frustração, a reabertura é motivo de alívio — ainda que relativo, por conta da restrição de horário e outras. Mas as dificuldades foram tantas e por tanto tempo que, mesmo com elas, será muito bom poder rever os clientes e amigos, poder voltar a observar o movimento dos garçons; é muito bom ter a vida de volta, ainda que distante da dita ‘normalidade'”, afirma o restaurateur. “Quanto às medidas sanitárias, o fato de São Paulo ter tido sua abertura antes do interior foi uma oportunidade para conhecer tudo o que vem sendo determinado pelas autoridades e muito do que as casas mais conceituadas vêm fazendo e estávamos nos alinhando mesmo antes do anúncio desta tarde”, conclui.

Delivery

Além dos investimentos realizados para implantação das medidas para atendimento presencial, os estabelecimentos também devem manter as vendas pelo delivery, serviço que cresceu durante a quarentena. Este segmento registrou uma alta de 4 pontos percentuais no período, passando de 8% para 12%, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC).