Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Autores brasileiros participam de coletânea em Portugal

Cascais, por Kleber Patricio

O coquetel de encerramento da mostra Janelas e Portas da Arte, que aconteceu na tradicional Casa da Guia, em Cascais, Portugal, marcou também o início de um novo projeto literário, com a notícia do lançamento da coletânea Janelas e Portas da Alma. A coletânea traz, em dois volumes, poemas, contos e crônicos de autores brasileiros e é uma iniciativa de Ângela de Oliveira, responsável pelo projeto, com apoio de Inport, um desdobramento da exposição, e teve como curadoras convidadas a publicitária e escritora Alda de Miranda e a autora Ludmila Saharovsky.

O lançamento oficial da coletânea acontecerá nesta quinta-feira, 13 de agosto, às 18h00 no horário local (14h horário de de Brasilia), também na Casa da Guia, um espaço referência quando se trata de arte. Neste dia, será feita uma live no local, com a divulgação dos autores participantes e convite para acesso aos links para download gratuito. Esta é outra boa notícia: a coletânea, em formato digital, será disponibilizada partir do dia 13 gratuitamente por meio dos sites dos parceiros www.inport.pt e no grupo Janelas e Portas da Alma no Facebook. A live poderá ser acessada via Facebook no grupo (https://www.facebook.com/groups/256691969056329/?ref=share). A obra, que visa divulgar a literatura brasileira em Portugal, reúne escritores de diferentes regiões do Brasil, numa grande fusão de olhares, diversidades, inspirações e talentos, cada um com personalidade e estilo próprios. A arte será assinada por Pietra Junqueira.

Sobre esta diversidade de olhares, Alda de Miranda ressalta: “Palavras nem sempre são solidões. Tem palavra que é riso, que é flor. Tem palavra que abre a janela  e tem aquela que a pula de vez. Cada palavra é de um jeito e cada uma tem sua voz. E quando todas essas palavras se juntam, nascem livros assim…”.

Participam da coletânea os autores Alda de Miranda, Ludmila Saharovsky, Luciana Dimarzio, Vanessa Ratton, Thais Accioly, Chris Amaral, Raimundo Gadelha, Juraci Condé, Dyrce Araújo, Elke Lubitz, Cesar Veneziani, Luiz Augusto Paiva, Ovidio Poli Junior, Armando Bertazzo, Julio Ottoboni, Ovidio Poli Junior, Carla Olea, Rita Elisa, Vitor Miranda, Ivan Fernandes, Janaina Pupo Nogueira Cervone, Lenilde Ramos,  Lucia Furtado, Guta Favarato, Samara Sieber e Angela Oliveira.

Sobre as curadoras

Alda de Miranda é publicitária e desenvolvedora de conteúdos criativos. Como escritora, é autora da série Tem planta que virou bicho!, entre outros livros que lhe renderam o Colar do Centenário, cedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo por sua contribuição à literatura infantil. Como poeta, tem trabalhos premiados e conduz o do projeto Poete-se (@poetesebrasil), que leva poesia descomplicada às redes sociais. À frente de sua agência de comunicação, Alda divide seu tempo entre Campinas e o Vale do Paraíba.

Ludmila Saharovsky  nasceu em Lager Parsch – campo para refugiados de guerra em Salzburg, Áustria.  Emigrou com os pais, russos, para o Brasil. Escritora, casada, mãe (4 filhos) e avó (4 netos), tem 11 livros publicados, entre poesia, crônicas peças teatrais, ficção, nano contos e historia familiar. Assina há 45 anos crônicas em jornais e revistas locais e regionais. Tem seu nome batizando a Biblioteca da Faculdade de Educação Thereza Porto Marques. É blogueira desde 2004.

Sobre a Inport: www.inport.pt.

Mais informações: Angela Oliveira – janelasalma5@gmail.com ­­­­­- 34 610 89 4035.