Quem possui paladar infantil dificilmente aceita comer verduras e legumes sem fazer cara feia – a boa notícia é que, com um pouco de esforço, é possível reverter esse quadro combinando alimentos coloridos e nutritivos. Experimente fazer uma dessas três receitas de saladas quentes indicadas pelo Sítio A Boa Terra. O cozimento e os temperos frescos deixam o prato mais apetitoso, já que algumas pessoas sentem maior dificuldade de mastigar alimentos duros e frios. Você pode estranhar nas primeiras vezes, mas insista. O paladar precisa de oportunidades para superar vícios alimentares ruins.
SALADA DE ABÓBORA
Ingredientes:
1 abóbora moranga descascada, sem sementes e em cubos médios
2 cebolas médias em rodelas finas
Suco de 2 limões
Sal
Orégano
Azeite
Pimenta
Cheiro-verde
Modo de preparo:
Cozinhe as abóboras em água e sal até ficar al dente. Após cozidas, coloque os pedaços de abóbora em uma travessa e acrescente as rodelas de cebola e o sal. Tempere com o limão, orégano, azeite, pimenta bem picadinha e o cheiro-verde. Sirva com folhas verdes da sua preferência.
SALADA DE ALHO-PORÓ
Ingredientes:
3 unidades de alho-poró em rodelas
1 pedaço de cúrcuma ralada
1 pedaço de gengibre ralado
1 colher de óleo de coco
1 maçã média cortada em fatias finas
1 maço de alface mimosa
Castanhas-do-Pará picadas para salpicar por cima
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o óleo de coco com a cúrcuma e gengibre ralados. Aqueça até obter uma cor amarelada e então junte o alho poró em rodelas. Doure até atingir consistência al dente. Coloque em um prato com as alfaces e fatias de maçãs ao redor. Polvilhe castanha do Pará picada por cima e sirva.
SALADA DE QUINOA
Ingredientes:
1 e ½ xícara de chá de quinoa
2 xícaras de chá de água fervente
2 tomates sem sementes picados
1 beterraba cozida cortada em cubinhos
1 pepino sem sementes e picado
1 cebola picada
5 folhas de alface crespa em tiras
Suco de 2 limões
Sal, pimenta-síria e azeite a gosto
Modo de preparo:
Doure cebola e alho em uma panela, coloque a quinoa e a cubra com água (a água deve estar 2 dedos acima da quinoa). Quando terminar o cozimento, coloque em uma tigela funda e misture o restante dos ingredientes. Coloque o molho e delicie-se em seguida.
Sobre A Boa Terra
O Sítio A Boa Terra é pioneiro na agricultura orgânica no Brasil e na entrega de cestas orgânicas na porta de casa. Em 1981, os fundadores Joop e Tini seguiram o sonho de uma sociedade mais justa e uma agricultura também mais justa, mais em equilíbrio com a natureza e com o homem que produz e que se alimenta da terra. Tudo isso em uma época em que a grande maioria das pessoas não sabia, nem nunca tinha ouvido falar, o que era um alimento orgânico. Atualmente, centenas de famílias são atendidas por semana na grande São Paulo, Ribeirão Preto e algumas cidades mais próximas ao Sítio.