Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Especialista alerta para erros comuns nas mídias sociais

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Muitas vezes temos a concepção errada de que mídias sociais são plataformas fáceis de lidar, muito por se tratar de ferramentas das quais todos temos acesso – porém, usar de forma pessoal é diferente de usá-las para os negócios. Existem métodos e estratégias que facilitam nosso desempenho nas mídias sociais e é possível identificar erros muito comuns cometidos tanto por empresas quanto por marcas em seus perfis – falta de frequência, perfis-vitrine e posicionamento apenas em uma mídia social são exemplos comuns do que não se deve fazer. Evitar esses erros contribui para a potencialização do alcance, a visibilidade da sua marca e a conquista de clientes. Listei alguns tópicos que tratam de erros que você pode já ter cometido, e pode se atentar para não repetir as falhas.

Frequência, consistência e conteúdo de valor — Um dos maiores erros cometidos por marcas e empresas nas mídias sociais é a falta de frequência e consistência em seus perfis. Postar e alimentar o perfil com conteúdo de valor é muito importante para a visibilidade da marca nas mídias sociais, principalmente naquelas que possuem bilhões de usuários ativos. Quando queremos atingir certo público nas mídias sociais, mas não possuímos frequência, não seremos vistos e não conseguiremos ser relevantes para o nosso nicho. Frequência e consistência contribuem colaboram para que você se torne uma referência, melhoram a reputação da sua marca e gera retorno. Entretanto, um alerta: quantidade não é qualidade. É preciso que você crie e compartilhe conteúdos de valor em seu perfil. Eles devem ser relevantes, gerar valor inspirar sua audiência.

Perfil-vitrine — Muitas vezes encontramos perfis de marcas e lojas nas mídias sociais que parecem vitrines, possuem apenas os produtos e serviços oferecidos, sem nenhum conteúdo de valor, posts interativos ou interessantes. Isso é um erro muito comum cometido pelos perfis de negócios. É necessário ter em mente que nossos perfis nas mídias sociais não são um portfólio só de produtos. É claro que, hoje em dia, existem ferramentas, como a do Instagram e do WhatsApp Business, que permitem a exposição e a venda de produtos através da plataforma. Contudo, a maioria das pessoas não visita as mídias sociais no intuito de comprar, mas sim de se entreter, se inspirar e aprender. A compra é uma consequência de uma experiência que a pessoa teve ao visitar o seu perfil. Portanto, é preciso mesclar, em seu perfil, conteúdo de valor e solução de problemas com a exposição dos seus produtos, serviços, descontos etc.

Feedback demorado — As mídias sociais são plataformas que foram transformadas em um canal de conexão com potenciais clientes de marcas e negócios, plataformas onde ambos podem se conectar de maneira rápida fácil e prática. Por isso, o feedback rápido é muito importante para o desempenho do seu negócio. E o que não falta é opção nas mídias sociais. Logo, se você não responde o seu cliente de forma rápida, ele pode procurar outras opções que ofereçam produtos ou serviços similares aos seus. É importante checar as mídias sociais mais de uma vez ao dia. Desenvolver um planejamento vale a pena para aqueles que atuam em diversas áreas do negócio, seja na gestão, comercial ou financeira.

Outro erro muito comum em relação ao feedback ocorre, principalmente, no Instagram. Muitas vezes os perfis de marcas recebem mensagens de clientes em suas DMs e apenas curtem aquela mensagem ou enviam respostas padronizadas. É claro que, quando se trata de marcas grandes ou perguntas recorrentes, vale a pena criar atalhos com mensagens programadas. Mas, na maioria dos casos, desenvolver uma relação e confiança via um bom atendimento com o seu cliente, usando ferramentas, como mensagens personalizadas, é extremamente relevante na decisão final de compra dele. Além disso, a própria plataforma do Instagram, nesse caso, entende que você está dando uma atenção especial à sua audiência e potencializa a entrega dos seus posts.

Se posicione em todas as mídias sociais — Estar presente em mais de uma mídia social contribui para o alcance e para a visualização da sua marca, porque facilita que mais pessoas encontrem o seu perfil. Mídias sociais, como o Instagram e o Facebook, são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing efetivas e de conexão com clientes, mas também é possível e valioso se posicionar em mídias sociais como Pinterest, TikTok e LinkedIn.

Se posicionar em várias mídias sociais não é fácil, pois demanda planejamento e organização, mas é necessário. Além disso, se você só utilizar uma mídia social e, porventura, ela acabar ou cair em desuso, você perderá toda a sua audiência.

A lição que fica é: tente identificar esses gargalos nas suas mídias e evitá-los ao máximo. Você vai poder construir um perfil mais engajado e, com planejamento e técnicas simples, já perceber um retorno melhor.

Paula Tebett é criadora de conteúdo, especialista em marketing digital e empreendedora apaixonada por comunicação. Graduada pela FACHA (jornalismo) e Fundação Getúlio Vargas (marketing). Tem experiência de mais de 10 anos em Marketing e hoje atua como consultora e palestrante, ministrando treinamentos em mídias sociais.

Contatos:

Site: paulatebett.com.br

Instagram: @paulatebett

Podcast: Os Maiores Erros nas Mídias Sociais | Paula Tebett

https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=iheZUUW5hHU&feature=emb_title.