Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alemanha divulga os 100 destinos turísticos mais populares do país entre turistas internacionais durante a pandemia

Alemanha, por Kleber Patricio

Neuschwanstein Castle on a mountaintop near Füssen, Germany.

Mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus, que estabelece, entre outras coisas, restrições de viagem, os turistas permanecem em busca de experiências, sejam elas presenciais ou virtuais. E a Alemanha é um desses países cujos viajantes se inspiram para novas aventuras; inclusive, os turistas têm as suas preferências no país — é o que aponta pesquisa do DZT, portal nacional do turismo na Alemanha, com mais de 13 mil visitantes de 50 países, que escolheram, on-line, os 100 melhores destinos turísticos do país.

Em primeiro lugar na pesquisa está o Miniatur Wunderland, em Hamburgo. Esta é a terceira vez que a atração, com a maior ferrovia em miniatura do mundo, é escolhida a melhor da Alemanha. Respectivamente, em segundo e terceiro lugares estão o parque temático Europa-Park, em Rust e o Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.

Segundo a CEO do DZT, Petra Hedorfer, o ranking TOP 100 se consolidou como um selo de qualidade. “Além disso, já tão popular entre os viajantes, os resultados apontam um recorte sobre as atrações alemãs mais conhecidas e procuradas”, explica.

Os primeiros do Top 100

O Miniatur Wunderland.

Miniatur Wunderland: desde que foi inaugurado em 2001, o país em miniatura, em Hamburgo, cresceu e se tornou o maior modelo de ferrovia do mundo, com uma área de 1,5 mil metros quadrados. Até agora, 19 milhões de pessoas já visitaram o Miniatur Wunderland.

Europa-Park: o Europa-Park, em Rust, é o maior parque de diversões da Alemanha, com 5,8 milhões de visitantes, 18 áreas temáticas e mais de 100 passeios e shows, além de seis hotéis temáticos que garantem experiências inesquecíveis.

Castelo de Neuschwanstein: todos os anos, cerca de 1,5 milhão de pessoas de todo o mundo ficam fascinadas e inspiradas ao visitar o Castelo de Neuschwanstein, que é, provavelmente, uma das atrações mais fotografadas da Alemanha.

Dresden: a quantidade e a qualidade dos extraordinários bens culturais dessa cidade são tamanhas. Além das atrações Zwinger, ópera Semperoper e igreja Frauenkirche, há também o Brühlsche Terrasse e o castelo Residenzschloss, os castelos Elbschlösser na encosta Loschwitzer Hang, o bairro Blasewitzer Villenviertel, os jardins de Hellerauer Gartenstadt e, naturalmente, os doze museus do acervo de arte Staatliche Kunstsammlungen.

Rothenburg ob der Tauber: em Rothenburg, um passeio para fazer compras é algo especial: no centro histórico da cidade, ao longo da rua Schmiedgasse, entre a praça Marktplatz e Plönlein, o visitante encontra uma loja após a outra, entremeadas por restaurantes, padarias e cafés, envoltos em uma atmosfera medieval.

Rota Romântica: a Rota Romântica acompanha o visitante por quase 400 km, de Würzburg até Füssen. No caminho, residências luxuosas, o esplendor das cortes do passado e o romantismo das casas de enxaimel medievais acompanham todo o trajeto.

Berchtesgaden-Königssee: a região de Berchtesgadener é um destino para os turistas preocupados com a saúde. A região compreende Berchtesgaden, Bischofswiesen, Marktschellenberg, Ramsau e Schönau am Königssee e é designada como um resort climático de saúde em reconhecimento à alta concentração de atividades terapêuticas e amenidades oferecidas. Junto com o parque nacional, os resorts da região fazem parte de uma reserva da biosfera da Unesco.

Catedral de Colônia: já havia igrejas no local onde hoje fica a catedral de Colônia desde o século IV, mas foi só a partir de 1248 que surgiu, nesta cidade à beira do Reno, uma das catedrais mais importantes do cristianismo – e uma obra-prima da arquitetura gótica.

Floresta Negra: o Parque Nacional da Floresta Negra, em Baden-Württemberg, foi fundado em 1/1/2014 com uma área de 10.062 hectares. Com mais de 1 mil metros de altitude, a paisagem é inconfundível, com florestas mistas de montanhas e de coníferas, bosques fechados, pântanos e formações de vales de origem glacial. Além disso, no parque é possível ter vistas maravilhosas da planície do Reno.

Ilha de Rügen: Rügen é a maior ilha alemã. Em 926 km², o turista encontra praias intermináveis no Mar Báltico, natureza intacta e balneários luxuosos.

Além de informações detalhadas sobre o TOP 100, os usuários do site podem filtrar os destinos mais populares da Alemanha por categoria ou localizá-los em um mapa interativo.

A pesquisa

Desde 2012, os visitantes do site http://www.germany.travel podem inserir pontos turísticos, de lazer, eventos, locais culturais ou paisagens naturais em um campo de texto livre. O GNTB (German National Tourism Board) usa isso para desenvolver o ranking. A pesquisa atual começou em 14 de novembro de 2019 e durou até 31 de julho de 2020.

Sobre o DZT

O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha com sede em Frankfurt am Main. Ele representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Energia (BMWi), que o apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações no centro de imprensa do portal: www.germany.travel/presse.