Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Teatro do Iguatemi Campinas retoma programação na próxima sexta-feira

Campinas, por Kleber Patricio

O Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas está fechado desde março devido o distanciamento social imposto pela pandemia. Foto: divulgação.

Priorizando a apresentação de espetáculos que estavam agendados para março e abril, mas que tiveram que ser adiados devido à pandemia da Covid-19, o Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas retoma suas funções nesta sexta-feira, dia 30. Como forma de presentear o público pelos sete meses de inatividade, os espetáculos desta última semana de outubro (sexta e sábado), e a sessão vespertina do domingo, dia 1º de novembro, são gratuitos.

Na noite de domingo e na segunda-feira, dia 2, feriado, Diogo Almeida apresenta o stand-up Vida de Professor. Nos dois dias, as sessões serão às 19h. Os ingressos custam R$70,00 (inteira) e R$35,00 (meia) e devem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site www.ingressodigital.com. A orientação da administração do Teatro é que as pessoas adquiram os ingressos on-line e os apresente no aplicativo do celular ou imprima-os em casa. A validação dos ingressos comprados antes da pandemia deve ser feita no site https://www.ingressodigital.com/historico. Informações pelo telefone (19) 3294-3166.

Cena de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Foto: divulgação.

Os espetáculos gratuitos serão apresentados pelos elencos da Cia. De Teatro Galhofas & Dramas e da Cia. Arte & Manhas. Na sexta-feira, dia 30, às 21h, será apresentada uma adaptação do clássico da literatura brasileira Memórias Póstumas de Brás Cubas. No sábado, 31, mais duas peças ocupam o palco: O Mágico de Oz, às 15h e O Alienista, às 21h. O Sítio do Picapau Amarelo completa a agenda gratuita, com apresentação às 15h no domingo, dia 1º de novembro. Para a retirada do ingresso, basta chegar com antecedência de uma hora. A liberação dos ingressos será de acordo com a lotação permitida.

Para a reabertura, o teatro implementou todas as normas sanitárias estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, como o distanciamento de 1,5m – com sinalização – entre as pessoas, seja na bilheteria, lobby ou na plateia, ocupação de até 60% da capacidade (312 dos 515 lugares), com  lugares demarcados, uso ininterrupto de máscaras de proteção e disponibilização de álcool em gel 70%.

Apoio do público

Cena de “O Alienista”. Foto: divulgação.

Mais do que nunca, os teatros precisam do apoio e da presença do público. De acordo com Douglas Nascimento, diretor do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas, a situação está sendo muito difícil desde o início da pandemia para todos os que trabalham no setor de entretenimento. “Enquanto outros segmentos puderam seguir de alguma forma, oferecendo delivery ou outras maneiras de vendas, os teatros e casas de espetáculos tiveram que permanecer totalmente fechados e os artistas realizaram lives para a própria sobrevivência. Tivemos que demitir toda a equipe, pagando indenizações trabalhistas e arcando com as despesas fixas mensais. Muitos teatros do eixo São Paulo/Rio de Janeiro fecharam as portas. O prejuízo é grande, mas estamos nos dedicando ao máximo para que as pessoas que trabalham com cultura possam retornar ao trabalho e o público tenha entretenimento, o que ajuda a descontrair e a relaxar nesse momento de tão forte tensão social”, explica.

Embora a prioridade seja o reagendamento dos espetáculos previstos para o final de março e para abril, para os quais o público já havia adquirido ingressos, muitos artistas estão em isolamento social e não querem ou preferem não realizar viagens, principalmente aéreas, outros já assumiram outros compromissos e, por isso, é preciso coincidir as novas datas. “Além disso, temos que atender também as restrições de grandes elencos ou de montagem de cenários que exijam muita gente envolvida. Desta forma, optamos para reabrir com stand-ups e com espetáculos cujos cenários sejam menos elaborados”, diz.

Douglas diz que a equipe está atenta aos acontecimentos e preparada para ampliar a capacidade ou para reduzi-la para 40%, caso seja necessário. “Todos precisamos respeitar as normas sanitárias. Estamos reabrindo o Teatro com muito cuidado, pois não suportaríamos uma segunda onda da Covid-19”, comenta Douglas.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

Memórias Póstumas de Brás Cubas | Inspirado em um dos mais famosos livros da língua portuguesa, Memórias Póstumas de Brás Cubas conta a trajetória de romances, sociedade e política no Rio de Janeiro do século XIX através da visão do protagonista que dá nome à obra.

A peça une a ironia, o humor e a psicologia do texto de Machado de Assis a uma trilha sonora incidental, produzida especialmente para a montagem, figurinos confeccionados de forma artesanal e uma solução cênica de impressionar: três atores interpretam Brás Cubas nas versões jovem, adulto e morto.

O Alienista | Mais um clássico de Machado de Assis, O Alienista conta a história do Doutor Simão Bacamarte, renomado médico psiquiatra que resolve construir um hospício – algo impensável para a época em que se passa a trama. Com uma visão exagerada sobre o comportamento humano, Bacamarte vai internando um a um em sua instituição, sem distinção – empresários, políticos e até mesmo a esposa do médico são levados para a tal Casa Verde. O final surpreendente, reflexivo e essencialista encerra com o questionamento: Afinal, quem é normal e quem é louco nessa história?

Esses dois espetáculos são parte do projeto da Cia. de Teatro Galhofas & Dramas, para aproximar o público dos clássicos literários brasileiros. Memórias Póstumas já viajou para mais de 35 cidades e foi assistido por cerca de 40.000 pessoas. O Alienista foi apresentado em 30 cidades do Estado de SP e visto por cerca de 20.000 pessoas.

O Mágico de Oz | Baseado no clássico do norte-americano Frank Baum, o espetáculo conta a história da menina Dorothy, que tem sua casa levada por um furacão até o incrível mundo de Oz. Junto do cãozinho Totó, ela segue pelo caminho dos tijolos amarelos na tentativa de voltar para casa. Nesta trajetória fantástica, conhece novos e bons amigos, como o Espantalho, que deseja ter um cérebro, o Homem de Lata, que almeja um coração e um Leão, que sonha em ser corajoso. A montagem da Cia. Arte & Manhas tem direção de Leonardo Cassano e texto adaptado por Tamires Faustino. Rafael Pio compôs a trilha especialmente para o espetáculo. Os figurinos também impressionam pela fidelidade ao clássico.

O Sítio do Picapau Amarelo | Um dos maiores clássicos infantis do Brasil foi adaptado para os palcos também pela Cia. Arte & Manhas. Publicado originalmente em 1921, a obra de Monteiro Lobato conta a história de Emília, a boneca de pano que resolve construir, no sítio onde vive, um Circo de Cavalinhos. Para tanto, conta com a ajuda fundamental dos amigos Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta.

Diogo Almeida em Vida de Professor |Neste stand-up, o humorista e professor Diogo Almeida busca retratar de maneira inusitada e divertida as situações que envolvem cotidianamente os profissionais da Educação. Durante o espetáculo, ele aborda as particularidades do relacionamento conjugal de um professor, os tipos de docentes e de estudantes e as relações de professores com os pais de alunos e com a coordenação pedagógica.

A identificação com o mundo escolar não veio por acaso. Formado em Rádio e TV e em Jornalismo, Diogo Almeida já ministrou aulas para jovens e adolescentes, trabalhou na coordenação pedagógica de escolas e foi casado com uma professora. Seus vídeos ganharam notoriedade dentro do segmento e, hoje, ele recebe pedidos para falar, em suas apresentações, sobre disciplinas específicas e sobre assuntos escolares.

A carreira no humor começou em Curitiba, em 2016, quando ganhou o primeiro Campeonato Paranaense de Stand-up. Já se apresentou nas casas mais tradicionais de comédia do país, como Curitiba Comedy Club, Comedians e Beverly Hills. Este ano, lançou no YouTube o seu primeiro especial de comédia, Vida de Professor, no qual baseia o seu espetáculo. Seus vídeos ligados à área da Educação já somam mais de 10 milhões de visualizações nas redes sociais.

Serviço:

Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas

Local: 3º Piso do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina), em Campinas

Data: Dias 1 (domingo) e 2 (segunda-feira, dia, feriado)

Horário: ambos às 19h

Espetáculo: Stand-up Vida de Professor, com Diogo Almeida

Ingressos R$70,00 (inteira) e R$35,00 (meia)

Vendas: Bilheterias do Teatro e no site www.ingressodigital.com

A validação dos ingressos adquiridos antes da pandemia deve ser feita no site https://www.ingressodigital.com/historico

Informações pelo telefone (19) 3294-3166

Fique atento à programação outubro/novembro:

Sexta, 30 de outubro

Sessão 1: 21h, Memórias Póstumas de Brás Cubas

Ingresso: Gratuito

Sábado, 31 de outubro

Sessão 1: 15h, O Mágico de Oz

Ingresso: Gratuito

Sessão 2: 21h, O Alienista

Ingresso: Gratuito

Domingo, 1º de novembro

Sessão 1: 15h, O Sítio do Picapau Amarelo

Ingresso: Gratuito

Sessão 2: 19h, Diogo Almeida em Vida de Professor

Ingresso: R$70 (inteira) e R$35 (meia)

Segunda, 2 de novembro

Sessão 1: 19h, Diogo Almeida em Vida de Professor

Ingresso: R$70 (inteira) e R$35 (meia)

Sexta, 6 de novembro

Sessão 1: 21h, Murilo Couto

Ingresso: R$80 (inteira) e R$40 (meia)

Sábado, 7 de novembro

Sessão 1: 19h, Thiago Ventura

Ingresso: R$100 (inteira) e R$50 (meia)

Domingo, 8 de novembro

Sessão 1: 19h, Thiago Ventura

Ingresso: R$100 (inteira) e R$50 (meia)

Sexta, 13 de novembro

Sessão 1: 21h, Jokes

Ingresso R$80 (inteira) e R$40 (meia)

Sábado, 14 de novembro

Sessão 1: 21h, Jokes

Ingresso R$80 (inteira) e R$40 (meia)

Domingo, 15 de novembro

Sessão 1: 19h, Jokes

Ingresso R$80 (inteira) e R$40 (meia)

Quinta, 19 de novembro

Sessão 1: 21h, Jonathan Nemer

Ingresso R$100 (inteira) e R$50 (meia)

Sexta, 20 de novembro

Sessão 1: 21h, Emerson Ceará

Ingresso: R$70 (inteira) e R$35 (meia)

Sábado, 21 de novembro

Sessão 1: 21h, Thiago Ventura

Ingresso: R$100 (inteira) e R$50 (meia)

Domingo, 22 de novembro

Sessão 1: 19h, Thiago Ventura

Ingresso: R$100 (inteira) e R$50 (meia)

Sexta, 27 de novembro

Sessão 1: 21h, Léo Lins

Ingresso: R$70 (inteira) e R$35 (meia)

Sábado, 28 de novembro

Sessão 1: 21h, Renato Albani

Ingresso: R$70 (inteira) e R$35 (meia)

Domingo, 29 de novembro

Sessão 1: 19h, Léo Lins

Ingresso: R$70 (inteira) e R$35 (meia).