Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Latin America’s 50 Best Restaurants anuncia restaurante Fauna como vencedor do Miele One To Watch Award 2020

México, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

O restaurante Fauna, localizado em Valle de Guadalupe, no México, foi eleito o vencedor do Miele One To Watch Award deste ano, que é parte do Latin America’s 50 Best Restaurants. O Fauna é um restaurante em ascensão na América Latina, com potencial para subir no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants nos próximos anos.

O chef David Castro Hussong e a chef Maribel Aldaco Silva serão homenageados na cerimônia de premiação virtual dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2020, promovida pela S.Pellegrino & Acqua Panna, no dia 3 de dezembro, às 18 horas, horário de Brasília (15:00 MX; 16:00 CO/PE; 18:00 AR/CL) – que estará disponível para visualização no Facebook do Latin America’s 50 Best Restaurants e no canal 50 Best Restaurants TV no YouTube. O Miele One To Watch é o terceiro de uma série de premiações especiais anunciadas antes da cerimônia online, que busca apoiar o setor em toda a região em um dos momentos mais desafiadores para a indústria global de restaurantes.

William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: “Em tempos tão difíceis para a indústria de restaurantes, temos orgulho de reconhecer uma estrela em ascensão na esfera culinária. Os menus experimentais do Fauna, o respeito pelos produtos locais e a abordagem exclusiva de um jantar comunitário atraíram fãs de todo o México e de outros lugares”.

Localizado na região vinícola da Baixa Califórnia, o Fauna foi inaugurado em 2017, quando o casal Castro e Aldaco uniram forças para criar um restaurante com uma abordagem genuína e livre da culinária tradicional mexicana. O restaurante no Valle de Guadalupe, que fica dentro do complexo de Bruma, oferece um menu degustação experimental que está em constante transformação, apresentando sabores nostálgicos da infância de Castro e Aldaco e ingredientes da Baixa Califórnia em sua forma mais pura.

Os menus à la carte e de degustação, servidos em uma longa mesa de madeira que vai de dentro para fora do restaurante, de frente para a cozinha aberta, são ditados pelos produtos locais e pela sazonalidade. Os pratos exclusivos incluem purê de brócolis cultivado localmente e vieiras escaldadas com manteiga marrom e tortilhas de farinha. Cada prato do menu é projetado para ser compartilhado e os espaços destinados aos clientes incentivam conversas e bons momentos.

O chef Castro afirma: “Sempre sonhamos em abrir um restaurante como o Fauna, que valoriza a culinária simples, mas também nos dá espaço para deixar fluir a nossa criatividade. Estamos extremamente orgulhosos e gratos pelo que temos conseguido com o Fauna até agora e esperamos que seja apenas o começo”.

Castro desenvolveu seu amor pela comida na costa da Baixa Califórnia, onde cresceu cozinhando com seu avô, no rancho da família e pescando frutos do mar frescos. Ele saiu de casa para se especializar em vários restaurantes mundialmente renomados, como o Merotoro, na Cidade do México, o Noma, em Copenhagen e o Eleven Madison Park, em Nova York. Foi durante suas viagens que Castro percebeu o valor da gastronomia mexicana e, após concluir os seus estudos no French Culinary Institute, juntou-se em 2015 à equipe de abertura do Cala Restaurant, em São Francisco.

Aldaco e Castro se conheceram nos tempos de escola, se casaram e decidiram viajar pelo mundo aos 20 anos. Eles cozinharam juntos em grandes restaurantes, como o Blue Hill at Stone Barns, em Nova York, antes de retornarem ao Valle de Guadalupe em 2017 para abrir um restaurante que homenageasse a culinária da sua região.

Sem acesso a frutas características de outras partes do México, Aldaco utiliza em suas sobremesas produtos da Baixa Califórnia, como figos, tâmaras e mel. Sua especialidade é um semifreddo de mel com flocos de milho azuis. Muitos dos produtos utilizados no restaurante são cultivados na própria horta do casal. “Temos o prazer reconhecer o Fauna com o Miele One To Watch Award da América Latina deste ano”, afirma Dr. Axel Kniehl, diretor executivo de marketing e vendas da Miele. “David Castro e Maribel Aldaco estão redefinindo a excelência em gastronomia, combinando a cozinha indígena com um toque criativo, com ingredientes cultivados no deserto e servidos em sua forma mais pura. A abordagem de impulsionar a melhoria e a inovação e, ao mesmo tempo, valorizar a tradição se encaixa perfeitamente com o propósito do Miele.”

O Fauna se junta a uma prestigiosa lista de vencedores do Miele One To Watch Award na América Latina, incluindo: Celele em Cartagena, da Colômbia (2019), Manu, de Curitiba (2018), Oro, do Chef Felipe Bronze, no Rio de Janeiro (2017), Alcalde, de Guadalajara, no México (2016), I Latina, de Buenos Aires, na Argentina (2015), Ambrosía, de Santiago do Chile (2014) e o Remanso do Bosque, de Belém do Pará (2013). O Miele One To Watch Award na América Latina antecede o anúncio do Estrella Damm Chefs’ Choice Award (em 17 de novembro) e sucede as premiações de Narda Lepes, eleita Latin America’s Best Female Chef 2020, e Janaina Rueda, que recebeu o American Express Icon Award 2020.

Para destacar o amplo e diversificado cenário gastronômico da região e apoiar sua recuperação, o Latin America’s 50 Best Restaurants apresentará também a El Espíritu de América Latina, uma coleção de restaurantes casuais que impactam positivamente suas comunidades e a gastronomia local, seja durante a atual crise ou por um período maior. Com anúncio programado para 24 de novembro, esta coleção sem classificação figurará ao lado da tradicional lista Latin America’s 50 Best Restaurants e tem por objetivo para aumentar a conscientização sobre a ampla variedade de restaurantes locais que representam o espírito da culinária latino-americana.

A contagem regressiva virtual da lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2020, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, poderá ser visualizada no Facebook do Latin America’s 50 Best Restaurants e no canal do YouTube 50 Best Restaurants TV, em 3 de dezembro. Para obter mais informações sobre o vencedor do Miele One To Watch Award 2020, acesse https://www.theworlds50best.com/latinamerica/en/Awards/one-to-watch-award.html.

O processo de seleção

O vencedor do Miele One To Watch Award na América Latina é selecionado pela equipe 50 Best com base nos votos da Latin America’s 50 Best Restaurants Academy, juntamente com feedbacks específicos e critérios editoriais que identificam restaurantes em ascensão na cena culinária.

A lista Latin America’s 50 Best Restaurants, votada pelo mesmo órgão, fornece um panorama das opiniões e experiências da Academia. O ranking é uma referência gastronômica mundialmente reconhecida que aponta as principais tendências e destaca ótimos restaurantes de todos os cantos da região. O que é constituído como “o melhor” segue o critério de confiáveis e experientes gourmets. Não existe uma lista de verificação pré-determinada para esses critérios, mas as regras de votação são bem rígidas. O processo de votação e os resultados do Latin America’s 50 Best Restaurants estão sujeitos a julgamento independente pela consultoria de serviços profissionais de renome mundial Deloitte.

Sobre a William Reed Business Media

A lista Latin America’s 50 Best Restaurants, agora em sua oitava edição, é publicada pela William Reed Business Media, que também publica The World’s 50 Best Restaurants, lançado em 2002, e o Asia’s 50 Best Restaurants, lançado em 2013. A William Reed Business Media é responsável pelo 50 Best: organização dos prêmios, arrecadação dos votos e elaboração da lista. A organização 50 Best visa reunir comunidades em todo o setor de hospitalidade para promover a colaboração, inclusão, diversidade e descoberta e ajudar a impulsionar mudanças positivas.